Autores

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Donald Douglas Cowan
(Co-orientador)
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Informações:

Publicações do PESC

Título
Um Modelo de Escola Aberta na Internet: O Projeto Kidlink no Brasil
Linha de pesquisa
Engenharia de Software
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
15/4/1997
Resumo
A presente tese propõe um modelo e descreve a implementação e avaliação de uma escola aberta na Internet baseada no Projeto Kidlink Internacional. O referencial teórico utilizado na tese compreende a Teoria Psico-Social de Vygotsky, a literatura técnica sobre trabalho cooperativo mediado por computadores e a aplicação dos fundamentos teóricos da Psicologia do Conhecimento ao projeto de interfaces de computador para crianças. A metodologia utilizada adotou o método etnográfico de pesquisa educacional aplicado a participação em um grande número de listas educacionais na Internet e dois estudos de viabilidade. Foi possível, com base no método etnográfico, caracterizar o conceito de "comunidades dinâmicas para o aprendizado". O estudo etnográfico e os estudos de viabilidade permitiram justificar no trabalho os motivos para a escolha do projeto Kidlink Internacional como base para uma escola aberta com as características positivas das "comunidades dinâmicas do aprendizado" aliadas as possibilidades de aplicação das técnicas do desenho instrucional. Nossa longa participação em todos os níveis do Projeto Kidlink e a nossa coordenação do Projeto Kidlink no Brasil permitiram a criação de um modelo de escola aberta brasileiro na Internet que foi muito positivamente avaliado por todos os seus usuários (escolas, professores e alunos).
Abstract
This thesis proposes a model and describes the implementation and evaluation of an open school on the Internet based on the International Kidlink Project . The theoretical background used on the thesis comprises the Pshyco-Social Theory of Vygotsky, the technical literature on computer mediated communication and the application of some of the theoretical foundations of Cognitive Pshycology to the design of computer interfaces for'children. The used methodology adopted the ethnographic method of educational research applied to a large number of educational lists on the Internet and two viability studies. It has been possible to characterize the concept of "dynamic communities for learning". The ethnographic and the viability studies allowed the justification of the choice of the International Kidlink Project as the basis for an open school that combines the positive aspects of the "dynamic communities for learning" with the possibilities of applying instructional design techniques. Our long participation in all levels of the International Kidlink Project and our activities as coordinator of the Project Kidlink in Brazil allowed the creation of a model of a open school which is adequate to Brazil. The model has been positively evaluated by a large number of its users (schools, teachers and students).
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