Comércio Eletrônico: Uma Abordagem Baseada em Recursos
Autores
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Maria Ilca de Souza Lima
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Informações:
Publicações do PESC
O comércio eletrônico vem transformando tradicionais formas de realizar negócios, rompendo limites de mercado e estabelecendo novas relações comerciais. As vantagens e os recursos utilizados em sua obtenção são aspectos fundamentais na decisão de participar deste tipo de comércio. Esta pesquisa utiliza a perspectiva Resource Based View of the Firm (RBV) para esclarecer a relação entre os recursos e o desempenho de empresas no comércio eletrônico varejista. Três tipos de recursos complementares: recursos humanos, de negócios e tecnológicos são analisados em relação a medidas de desempenho. Estas medidas compreendem a orientação entre as estratégias de negócios e de tecnologias de informação e os benefícios do comércio eletrônico. Estudos de Casos foram selecionados como metodologia de pesquisa. Três empresas que destacam-se no comércio eletrônico varejista no Canadá foram analisadas. Os resultados desta pesquisa mostram que recursos de negócios do comércio tradicional desempenham um papel importante na conformação de recursos de negócios de comércio eletrônico. Além disto, recursos de negócios que envolvem sólidas relações com fornecedores e clientes, o aperfeiçoamento de processos de negócios e um planejamento para o comércio eletrônico, bem como a integração entre as orientações estratégicas de tecnologias de informação e de negócios também contribuem para o sucesso neste tipo de comércio.
Electronic commerce contributes to change traditional business models, redefining market boundaries and establishing new commercial relations. Analysing the resources and the value they can provide is fundamental for the e-commerce decision making processes. This research applies the Resource Based View of the Firm (RBV) to analyse the relations between companies resources and electronic commerce performance. Three types of complementary resources: human, business and technology and their relationship to e-commerce performance are evaluated. Performance measures are e-commerce benefits and integration between business and technology strategies. Case Studies were employed as a research methodology. Three companies that succeed in Canadian B2C ventures were studied. This research shows that traditional business resources play an important role in the construction of e-commerce complementary business resources. Solid relationships with suppliers and customers, improvement of business process and e-commerce planning also contribute to e-commerce performance. Finally the integration between business and information technologies strategies is a fundamental success factor.