Formação e Inserção no Mercado de Trabalho em Computação e Informática: Um Estudo de Caso sobre o Curso de Informática da UFRJ
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Publicações do PESC
Esta dissertação objetiva colaborar na construção de um follow-up que possa auxiliar na elaboração de planos pedagógicos para os cursos superiores em Computação e Informática. A linha mestra para a consecução de tal objetivo é a análise da formação e inserção de profissionais de Computação e Informática no Brasil, particularizado no curso de Informática ofertado pela UFRJ. Tal análise é feita a partir de dados obtidos através de entrevistas com docentes do curso e questionários aplicados aos egressos, bem como das relações desses dados com o contexto social e econômico no qual foram colhidos. É analisada a formação acadêmica em Computação e Informática focando as estruturas curriculares, o desenvolvimento de competências técnicas e não-técnicas e a inserção dos egressos no mercado de trabalho. O resultado da análise é útil para subsidiar o planejamento e projeto de cursos de Computação e Informática no Brasil. Em adição, é apresentado um possível elenco de competências técnicas e não técnicas para profissionais de Computação e Informática destacando a importância das competências não-técnicas sem, contudo, desmerecer as técnicas.
This dissertation aims to collaborate in the construction of a follow-up that can aid in the elaboration of pedagogic plans for courses in Computer science. The line schoolmistress for the attainment of such an objective is the analysis of the formation and the insert of professionals of Computer science in Brazil, particularized for the course of Computer science offered by UFRJ. Such analysis is obtained based on interviews with the professors of the course and questionnaires applied to under graduated students from this course, as well as of the relationships of those data with the social and economical context in which they were obtained. The academic formation in Computer science is analyzed with the focus on the curricular structures, the development of technical and non-technical competences and the insert of the graduated in the job market. The result of the analysis is useful to subsidize the planning and project of courses in Computer science in Brazil. In addition, a possible cast of technical and non-technical competences is introduced for professionals of Computer science detaching the importance of the non-technical competences without, however, to demerit the technical.