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Título
Mecanismos para Garantir Qualidade de Serviço de Aplicações de Vídeo sob Demanda
Linha de pesquisa
Redes de Computadores
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
4/10/2002
Resumo

O avanço e o desenvolvimento de novas tecnologias viabilizou o uso de novas aplicações multimídia, denominadas aplicações de mídia contínua, na Internet. Devido à natureza contínua de seus dados e à alta interatividade, tais aplicações impõem limites na busca e na entrega de seus dados, pois perdas e atrasos podem prejudicar a qualidade da apresentação. Neste trabalho são abordados os problemas da rede e os aspectos de servidores multimídia que comprometem a qualidade de serviço (QoS) oferecida às aplicações de mídia contínua, em especial, às aplicações de vídeo sob demanda. Foi realizado um estudo aprofundado do servidor RIO, com o objetivo de melhorar o serviço oferecido aos usuários e torná-lo um protótipo operacional. Um conjunto de mecanismos foi elaborado e implementado, incluindo o gerenciamento de buffers no servidor e no cliente, que visa ao aumento do número de clientes atendidos, e um controle de admissão, que visa à garantia de QoS. Através do controle fino do sistema e do ambiente de medição criado, é possível o estudo e a coleta de diversas medidas, que podem auxiliar na configuração do sistema. Vários experimentos mostraram o desempenho dos mecanismos implementados. Como parte deste trabalho, também foi desenvolvido um modelo do servidor, utilizando a ferramenta Tangram-II, onde várias medidas foram obtidas através de simulações.    

Abstract

The fast development of new technologies has made technically possible the creation of an infrastructure capable of supporting new multimedia applications (called continuous media applications) using the Internet. Due to the continuous nature of data and the high interactivity, such applications impose deadlines in the retrieval and delivery of the media. In this work we discuss the main technical issues involved in the design and implementation of such applications, focusing on video-on-demand applications. A detailed study of a multimedia server, the RIO Multimedia Storage Server, was done aimed at improving the QoS provided to the users and developing an operational prototype. Some mechanisms were proposed and implemented, including an admission control to provide QoS and a buffer management on the server and client side to increase the number of admitted clients. We also developed an environment to collect and compute several statistics to aid the configuration and analysis of the system. Several experiments were performed to evaluate the performance of the multimedia server. A multimedia server model was developed using the Tangram-II tool which allow the computation of several measures of interest.  

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