A Informatização do Ensino Agropecuário à Distância no Estado de Minas Gerais
Autores
2004 |
José Luis Barboza Lobianco
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3,859
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2005 |
3,859
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Informações:
Publicações do PESC
O presente trabalho apresenta: (a) a informática na modernização agropecuária; (b) o ensino a distância com algumas de suas formas (impressa, radiofônica, televisiva e computacional) e conseqüências; (c) estudos de casos de experiências em ensino agrícola a distância no estado de Minas Gerais; (d) conclusões sobre a viabilidade desta prática na democratização do saber.
Os três estudos de casos abordados foram: os cursos de pós-graduação lato sensu Administração Rural (da Universidade Federal de Lavras -UFLA) e Gestão da Informação no Agronegócio (do consórcio SOFTEX -AGROSOFT, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFLA, Universidade Federal de Viçosa e EMBRAPA - Gado de Leite) e os cursos livres em agropecuária do UFLATEC.
Os métodos da pesquisa nestes estudos de casos incluem entrevistas com os professores e aplicação de questionário aos alunos.
This work presents: (a) computer science in agricultural modernization; (b) distance learning in conection with the media used (printed, broadcast, television and compute r); (c) cases studies of agricultural distance learning experiences in the state of Minas Gerais; (d) conclusions about viability of this practice in knowledge dissemination.
The three cases analyzed were: the lato sensu postgraduates in Rural Administration (Universidade Federal de Lavras - UFLA) and Agribusiness lnformation Administration (SOFTEX - AGROSOFT, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, UFLA, Universidade Federal de Viçosa - UFV and EMBRAPA - Gado de Leite) and the free agricultural courses of UFLATEC.
The research methods included interviews with teachers and questionnaires answered by the students.