Autores

1931
Gisela Esperanza Torres de Clunie
69,97,229
1932
69,97,229
1933
69,97,229

Informações:

Publicações do PESC

Título
Escola: Ambiente de Aprendizagem Baseado em Hipertecnologias
Linha de pesquisa
Engenharia de Software
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
28/3/2000
Resumo

Esta tese apresenta ESCOLA, um ambiente de aprendizagem baseado em hipertecnologias, que pretende oferecer um estímulo à passagem de um sistema tradicional de educação para um sistema que ajude a aprendizagem do aluno, auxilie as atividades do professor e modifique a prática pedagógica da instituição escolar, fundamentado nos pressupostos da escola construtivista e considerando a necessidade de formulação de um projeto educacional. O ambiente possibilita a construção de cenários de trabalho adequados a diferentes situações e requisitos de aprendizagem. Fornece, ainda, ferramentas que apoiam o trabalho do professor relacionadas ao planejamento didático, à avaliação de software educacional e à construção de software educacional.  Caracteriza-se o que são hipertecnologias e especifica-se o cenário educacional que as utiliza como filosofia de trabalho. É apresentado um protótipo do ambiente ESCOLA, com uma ferramenta para avaliação de software educacional, um assistente de apoio ao planejamento didático e uma fábrica de autoria para construção de software educacional de exercício e prática.

Abstract

PESC: Doctoral Degree AbstractAbstract of Thesis presented at COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Science (D.Sc.) Escola: Learning Environment Based in Hypertecnologies Gisela Esperanza Torres de Clunie March/2000 Advisors: Ana Regina Cavalcanti da Rocha Gilda Helena Bernardino de Campos   Department: Systems Engineering and Computer Science       This thesis introduces ESCOLA, an learning environrnent based on hypertechnologies, stimulates the passage from a traditional education system to a system which helps student learning, collaborates with the teacher in educational activities ànd modificates the pedagogical work of the school, based on the assumptions of constructivist school and the need of formulation of an educational project. The environrnent enables the creation of work settings that can adjust to the distinct situations and requirements of learning. It also provides tools that support the work of the teacher in relation to the didactic planning and the creation and evaluation of an educational software.       The thesis focuses on what are hypertechlogies and specifies the educational setting (environrnent) that uses them as a work philosophy. It presents the prototype of ESCOLA environment, with a tool of educational software evaluation, an assistant for didactic planning and the authorship factory for the creation of the educational exercise and practice software.

Arquivo
Topo