Informações:

Publicações do PESC

Título
Uma Proposta Pedagógica para Uso do Computador em Ambientes de Ensino Experimental de Física
Linha de pesquisa
Engenharia de Software
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
14/3/2000
Resumo

Neste trabalho, apresentamos, inicialmente, um relato bibliográfico sobre o ensino de Física e o uso da Informática nessa área. Discutimos mais detidamente o laboratório didático de Física, explicitando seus modelos organizacionais e tendências sobre a utilização do computador nesse ambiente de ensino. Além disso, este trabalho apresenta um modelo de Programa para Aquisição e Discussão de Dados (PADD), tendo em vista os procedimentos experimentais, que normalmente esperamos que um estudante execute, em aulas experimentais. Implementamos um PADD relativo ao ensino de Mecânica, com o qual realizamos um estudo, para avaliação de seu funcionamento, e um estudo de caso para avaliação da interferência que o seu uso produz no processo de construção do conhecimento. Com os modelos testados e criticados, especificamos uma Fábrica de Autoria de PADD (FAPADD), tendo em vista os resultados obtidos nas etapas anteriores.

Abstract

ln this work, we presented, initially, a bibliographical report on Physics teaching and the use of the Computer Science in that area. We discussed, in more detail the didactic laboratory of physics, explaining its organizational models and trends about the use ofthe computer in that place ofteaching. Besides, this work presents a model of Program for Acquisition and Discussion of Data (PADD), having in mind the experimental procedures that we usually hope a student will execute in experimental classes. We implemented a PADD for the teaching of Mechanics, with which we accomplished a study for the evaluation of its operation and a,tase study for evaluation of the interference that its use produces in the process of construction of the knowledge. Having tested and criticized the models, we specified a Factory of authorship of PADD (FAPADD), considering the results obtained in the previous stages.

Arquivo
Topo