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Publicações do PESC

Título
Técnicas de Solução para Modelos Provenientes de Redes Multimídias
Linha de pesquisa
Redes de Computadores
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
25/2/2000
Resumo

A modelagem de sistemas de computação/comunicação é uma das tarefas mais importantes no processo de análise e desenvolvimento de novas tecnologias. Por este motivo, é fundamental o desenvolvimento de modelos que aproximem o comportamento de sistemas reais e de métodos de solução eficientes que possibilitem a obtenção de medidas de interesse destes sistemas. O objetivo desta tese é estudar novos modelos provenientes de redes multimídia e propor soluções gerais ou particulares para esses modelos. Dividimos este trabalho em três partes. A primeira parte focaliza o estudo de jitter como um exemplo de problema comum para a transmissão de voz e vídeo em tempo real. Neste trabalho é feita a modelagem e a análise de duas propostas de controle do jitter no destino. A segunda parte estuda métodos de solução em estado estacionário de modelos de rede e apresenta uma aproximação para o método de solução GTH de forma que ele possa ser usado na solução de matrizes com uma determinada estrutura especial e com milhares de estados. A terceira parte faz o estudo transiente de modelos com recompensas que têm aplicação em modelos de fluido para redes. Neste trabalho é feito o estudo dos algoritmos propostos em [52] e [54] para o cálculo da distribuição da recompensa acumulada em um tempo finito. O objetivo é fornecer uma interpretação probabilística para o algoritmo de [54] usando a mesma metodologia de [49]. Esta interpretação é importante de forma a entender a aplicabilidade do algoritmo. Além disso, apresentamos dois novos algoritmos para combinação linear de estatística de ordem obtidos como subproduto do estudo feito.

Abstract

The modeling of computer and communication systems is a fundamental step in the analysis and development of new technologies. Therefore, it is important to develop not only mathematical models which try to approximate the behavior of real systems but algo efficient solution methods to obtain the measures of interest. The aim of this thesis is to study new models arising flam multimedia networks and to develop efficient solutions for these. The work is divided in three parts. First, we study the jitter as an example of a common problem in realtime video and voice transmission. We present two models for analyzing jitter control schemes at user end hosts, and study the efficacy of the approaches. We want to know if the mechanism is efficacy for jitter controlo Second, we study steady-steady solution techniques for network models and present an approximation for the GTH algorithm suitable for solving large models that have a special characteristic. Third, we study transient analysis methods for Markovian reward models arising from network models. In this work we study the algorithms [52] and [54] for calculating the Cumulative Reward Distribution over a finite observation periode. The aim is to obtain a probabilistic interpretation for the algorithm of [54] from the methodology of [49]. The results provided the basis to extend the aplicability of the algorithm. Furthermore, we obtain two new algorithms for linear combination of uniform arder statistics.

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