Comércio Eletrônico na Relação Inter-Empresarial da Administração Pública: Um Estudo de Caso no Governo Federal
Autores
1880 |
Ana Lucia Viçoso da Cruz Almeida
|
800,4
|
1881 |
800,4
|
Informações:
Publicações do PESC
Comércio Eletrônico na Relação Inter-Empresarial da Administração Pública: Um Estudo de Caso no Governo Federal
Ana Lucia Viçoso da Cruz Almeida
Março/2000
Orientador: | Lídia Micaela Segre | |
|
Este trabalho apresenta um estudo sobre os fatores envolvidos no uso da tecnologia de Comércio Eletrônico entre empresas no setor governamental, abrangendo: motivações, benefícios, fatores críticos de sucesso, obstáculos e mudanças organizacionais. É feita uma análise de como esta tecnologia vem sendo utilizada na Administração Pública internacional e brasileira, que culmina com um estudo de caso sobre o uso no SERPRO.
Este trabalho enfoca ainda as políticas governamentais para fomento ao uso do Comércio Eletrônico. É sugerida uma série de recomendações que objetivam um melhor planejamento e incentivo ao uso da tecnologia pelo Governo e à criação de condições básicas para expansão da adoção do Comércio Eletrônico no país.
Electronic Commerce in the Inter-Organizational Relationship of Public Administration: A Case Study in Federal Government
Ana Lucia Viçoso da Cruz Almeida
March/2000
Advisor: | Lidia Micaela Segre | |
Department: Systems Engineering and Computer Science |
This work presents a study about the factors involved in the use of inter organizational Electronic Commerce in govemmental sector, including : motivation, benefits, success critical factors, obstacles and organizational changes. An analysis of how this technology is been used by the intemational and brazilian Public Administration is made which ends up with a case study about the practical use in
SERPRO.
Another focus ofthis work is on the govemmental policies to promote the use of Electronic Commerce. A series of recommendations that aim a better planning and stimulous to the use of this technology by the Govemment and the creation of basic conditions to the growth of Electronic Commerce adoption in the country, is suggested.