Modernização Produtiva do Setor de Supermercados: A Adoção do EDI
Autores
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Informações:
Publicações do PESC
Modernização Produtiva do Setor de Supermercados: A Adoção do EDI
Roberto Moura Bastos
Dezembro/1999
Orientador: | Lídia Micaela Segre | |
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Este trabalho analisa o processo de adoção do Intercâmbio Eletrônico de Dados - EDI - pelos supermercados brasileiros, face à atual expansão desse setor no e à ênfase que vêm dando à automação de suas atividades, no contexto de globalização em curso. Inicialmente é feita uma revisão da teorias da difusão e adoção de inovações tecnológicas no setor de serviços e da formulação de estratégias competitivas. Estes fundamentos teóricos juntamente com o estudo da comunicação entre empresas, através do EDI, e do contexto do setor de supermercados, deram subsídios para a elaboração de uma rede de atores que participam das cadeias de valor que permeiam os supermercados. O modelo tomado por base para a pesquisa é o de Sten e Niels Andersen, idealizado para avaliar por meio da construção de cenários os benefícios e ameaças para uma empresa em juntar-se ou não a um sistema EDI existente. Os estudos de caso distinguem-se daqueles freqüentemente encontrados por apoiar-se na ampla rede de atores desenvolvida para a elaboração de cenários. Os impactos das mudanças decorrentes da modernização produtiva e adoção do EDI são avaliados considerando-se a forte influência da Internet e o desenvolvimento do comércio Eletrônico.
Supermarkets Sector Productive Modernization: The EDI Adoption.
Roberto Moura Bastos
December/1999
Advisor: | Lidia Micaela Segre | |
Department: Systems Engineering and Computer Science |
This work analyzes the Electronic Data Interchange - EDI adoption process for Brazillian supermarkets, due the current expansion of that sector and the emphasis that they come giving to the automation of their activities, in the globalization context in course. Initially is made a revision about the technological innovations diffusion and adoption theories in the section of services and the formulation of competitive stratagies. These theoretical foundations along with the study of the communication among companies, through EDI, and the context of the supermarkets business gave subsidies for the research model elaboration. The model takes for base the structure of Sten and Niels Andersen, idealized to evaluate by means of the construction of scenarios the benefits and menaces for a company in joining or not to an EDI system existent. The model used in the cases studies is different of those commonly used by leaning on in a wide net of actors that they participate in the chains of value that permeate the supermarkets. The impacts of the changes that then happen they are appraised being considered to strong influence of the Internet and the development of the Electronic Commerce.