Requalificação de Trabalhadores e Formação à Distância no Ensino Médio. SIVIRA, Sistema Virtual de Aprendizagem
Autores
1732 |
Paula Tavares da Cunha Melo
|
731,229,4
|
1733 |
731,229,4
|
|
1734 |
731,229,4
|
Informações:
Publicações do PESC
Requalificação de Trabalhadores e Formação à Distância no Ensino Médio: SIVIRA, Sistema Virtual de Aprendizagem
Paula Tavares da Cunha Melo
Fevereiro/1999
Orientadores: | Gilda Helena Bernardino de Campos
Lídia Micaela Segre | |
|
A evolução tecnológica tem provocado mudanças profundas no setor produtivo. Os trabalhos repetitivos e individualizados estão cada vez mais automatizados, enquanto os trabalhadores estão tendo que lidar progressivamente com problemas cada vez mais complexos. Esta maior complexidade do trabalho exige trabalhadores cada vez mais qualificados. Mas como conciliar tempo para cursos de requalificação e atualização profissional sem precisar se ausentar do próprio emprego? Uma alternativa está na modalidade de educação a distância, oferecendo ao trabalhador flexibilidade de horários e uma dissociação físico-geográfica entre o local de trabalho e/ou residência e os centros de ensino. Neste contexto, esta dissertação apresenta uma proposta de metodologia para desenvolvimento de Programas de EAD, através de sua aplicação para requalificação de trabalhadores e formação de nível médio, e o Sistema Virtual de Aprendizagem SIVIRA. A metodologia apresenta as fases e etapas a serem seguidas durante o desenvolvimento de um Programa de EAD e o SIVIRA é o ambiente de aprendizagem a ser utilizado por todos os participantes do Programa de EAD. O SIVIRA utiliza como tecnologia principal a rede de computadores Internet, tendo como usuário principal os trabalhadores com formação completa no ensino fundamental que tenham alguma experiência em utilização de computadores, especialmente os participantes do Projeto INTEGRAR, projeto desenvolvido experimentalmente no Estado de São Paulo.
Distance Workers Requalification and High School Formation
SIVIRA - A Virtual Learning System
Paula Tavares da Cunha Melo
February/1999
Advisors: | Gilda Helena Bernardino de Campos
Lidia Micaela Segre | |
Department: Systems Engineering and Computer Science |
Technological development has been responsible for several deep changes in manufacturing sector. Repetitive and individualized jobs are becoming more and more atomated while workers have to face more complex problems. The growing complexity of work demands more qualified workers. But, how to conciliate time for requalification courses and professional atualization without leaving their own jobs? An alternative is distance learning programs, which offer time flexibility and geographical dissociation between home and/or office and learning centers. This thesis presents a proposalof a metodology for the development of distance education programs, for workers requalification and high school formation, and the Virtual Learning System SIVIRA. The metodology presents the steps and tasks to be accomplished. SIVIRA is the learning environment to be used by all the distance education program participants. SIVIRA uses, as main technology, the Internet network, having as its main users, workers who have completed K-12 formation.