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Publicações do PESC

Título
Relaxação Lagrangeana com Geração de Desigualdades Válidas Aplicada ao Problema de Roteamento de Veículos
Linha de pesquisa
Otimização
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
14/9/1998
Resumo
Trabalhamos na construção de um método exato que busca a combinação de relaxação lagrangeana com resultados de combinatória poliédrica, direcionados, especificamente, para o problema clássico de roteamento de veículos. Neste problema, dispomos de uma frota de K veículos idênticos e desejamos atender um conjunto de n clientes, cada um com uma demanda específica. Todos os veículos devem partir e retornar a uma mesma origem (depósito) e cada cliente deve ser visitado uma única vez. O objetivo será minimizar o "custo total" de transporte no atendimento aos clientes sem violar a capacidade de cada veículo.  Dado um grafo G com n+l vértices, uma K-árvore, é definida como sendo um sub-grafo conexo de G com n+l vórtices e n+K arestas. Pode-se mostrar facilmente (Fisher[94.b]), que o problema de roteamento de veículos pode ser modelado como o problema da K-árvore mínima com 2K arestas incidentes ao depósito, juntamente com restrições adicionais de capacidade (imposta aos veículos) e restrições que indiquem que cada cliente deva ser visitado uma única vez. Estas restrições adicionais são dualizadas e um problema lagrangeano é obtido para geração de limites inferiores para o problema de roteamento.  Fazemos uma análise da abordagem utilizada por Fisher[94.bl que emprega K-árvores mínimas com a geração de desigualdades violadas (particularmente sub-rotas violadas). Este trabalho de Fisher[94.b], nos serviu de base para a adoção de novas estratégias na identificação de restrições violadas. Introduzimos as desigualdades comb e multistars (formulações de Cornuejouls e Harche[93] e Araque et al.[90] respectivamente) e desenvolvemos um procedimento para fixação de variáveis.  Uma nova heurística lagrangeana é também apresentada na determinação dos limites superiores para o valor de uma solução ótima do problema de roteamento.  São apresentados resultados computacionais para instâncias de até 199 clientes (na geração dos limites inferiores), e de até 100 clientes, na busca em árvore implementada.  Fazemos contrações de nossa abordagem com as abordagens apresentadas por Fisher[94.b] (K-árvores mínimas) e Miller[95] (b-matching) na geração dos limites inferiores.
Abstract
We consider an exact approach combining Lagrangean relaxation and polyhedral combinatorics dedicated to the Vehicle Routing Problem (VRP). In the VRP, we want optimaly scheduling a fleet of K vehicles to make deliveries to n customers subject to vehicle capacity constraints.  Given a graph with n+1 nodes, a K-tree is defined to be a set of n+K edges that span the graph. We show that the vehicle routing problem can be modeled as the problem of finding a minimum cost K-tree with two K edges incident on the depot and subject to some side constraints that impose vehicle capacity and the requirement that each customer be visited exactly once. The side constraints are dualized to obtain a Lagrangean problem that provides lower bounds in a branch-and-bound algorithm.  We investigate, with the same framework proposed by Fisher[94.b], new identifications procedures to obtain violated inequalities (especially violated subtours) from the Lagrangean problem. We also deals with combs and multistars (like proposed by Cornuejouls and Harche[93] and Araque at al.[90]) and we present a new scheme for fixing variables based on the K-tree relaxation.  A new lagrangean heuristic is also presented to produce upper bounds for the optimal solution associated with the VRP.  We present computational results for problems involving 199 customers (in the lower bounds generation procedure) and problems involving 100 customers in the branch-and-bound algorithm. We compare our approach with the approaches proposed by Fisher[94.b] (minimum K-trees relaxation) and Miller[95] (b-matching relaxation).
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