Informações:

Publicações do PESC

Título
Novas Tecnologias como Fator de Mudanças no Processo de Modernização do Comércio Varejista: Estudos de Caso no Setor da Grande Distribuição
Linha de pesquisa
Informática e Sociedade
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
31/3/1998
Resumo
Este trabalho discute o processo de modernização do setor de servição distribuição, em particular o segmento de auto-serviço, supermercados e lojas de departamentos. Neste processo a adoção de inovações tecnológicas e organizacionais é fundamental para as organizações enfrentarem o acirramento da concorrência que atingiu todos os setores de atividade econômica no período recente. Alguns modelos são discutidos com objetivo de compreender o modo como a introdução das inovações ocorre no setor de serviços. Através de estudos de caso, na Itália e no Brasil, são analisadas as práticas efetivamente adotadas de inovações tecnológico-organizacionais e seus impactos sobre o plano das realizações no sistema social da empresa. Os dados levantadas são utilizados para uma análise comparativa entre as práticas adotadas nas empresas dos dois países.
Abstract
This work discusses the modemisation process on the sector of distribution service, in particular the self-service segment, supermarkets and department stores. In this process the adoption of technological and organisational innovation is essential for the organisations to face the strong competition that is present in all sectors of the economy in recent years. Some models are discussed to understand the way the innovations are introduced in the service sectors. Through case studies, in Italy and Brazil, the real practices of technological and organisational innovations are analysed, as well its impacts on the realisation planning in the social systems of the companies. The collected data are used for a comparative analysis of the adopted practices in companies of both countries.
Arquivo
Topo