Aspectos de Gerência de Objetos Persistente: A Implementação do GOA++
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Renato Campos Mauro
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Informações:
Publicações do PESC
Aspectos de Gerência de Objetos Persistente: A Implementação do GOA++
Renato Campos Mauro
Dezembro/1998
Orientador: | Marta Lima de Queirós Mattoso | |
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Os bancos de dados orientado a objetos surgiram para suprir limitações
do modelo relacional quanto à representação de dados e uso junto a linguagens
de programação orientada a objetos.
Apesar dos diversos produtos no mercado, a tecnologia da orientação a
objetos no âmbito de um banco de dados ainda precisa evoluir. Em particular
existem deficiências nos seguintes aspectos: Eficiência no modelo de
armazenamento interno, falta de adequação ao modelo de objetos proposto
pelo grupo ODMG e principalmente pouca integração com as linguagens de
programação orientada a objetos e seus respectivos ambientes de desenvolvimento
visuais atualmente disponíveis no mercado.
O objetivo da tese é fazer uma análise dos problemas associados aos
aspectos de gerência de objetos, com propostas inovadoras para os problemas
apresentados e avaliar essas propostas através do desenvolvimento do sistema GOA++.
Através da implementação do sistema GOA++ foram desenvolvidas
soluções para o processamento interno dos objetos de forma eficiente,das quais
pode-se destacar: Gerência de cahe, representação diferenciada para objetos
curtos e objetos longos, dentre outros recursos. Para contemplar a adequação
com o padrão, foram desenvolvidos processadores das linguagens ODL e OQL
definidas pelo ODMG, tornando assim o GOA++ um servidor de objetos
aderente a este padrão.
Foi implementada também a integração com a linguagem Java através de
uma API (Application Program Interface), projetada para que se conseguisse obter
uma uniformidade na representação dos dados em ambos os sistemas. Também foi
implementada uma forma de representar os objetos persistentes na base de objetos
automaticamente através da interface gráfica. Esta implementação é bastante
flexível, uma vez que as telas poderão ser compostas em qualquer ambiente de
desenvolvimento visual para Java. A implementação foi validada por uma aplicação
desenvolvida em Java para explorar bases de objetos do GOA++. A solução de
integração da interface gráfica com banco de dados proposta neste trabalho é
inovadora, facilitando assim o trabalho de programação de aplicações visuais
para diversos ambientes, inclusive para Internet.
Aspects of Persistent Object Management: The GOA++ Implementation
Renato Campos Mauro
December/1998
Advisor: | Marta Lima de Queirós Mattoso
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Department: Systems Engineering and Computer Science |
The Object oriented database research was motivated by deficiences in the
relational model representativity. The challenge is to support non-conventional
applications, offering them databases services, such as persistence, query processing
among others.
There are many object oriented databases available, but issues limitting
effective use of this technology still remain. There are deficiences in the internal
storage model, few products are ODMG compliant and there is low integration with
both object oriented programming languages and their visual development environments.
The aim of this thesis is to analise stored object management aspects, in
particular by the implementation of the GOA++ Object Management System, and to
propose and implement new solutions for these issues.
This thesis presents the aspects related to the implementation of the GOA++
Object Management System. One of the development requirements is the compliance
with the ODMG object model. This compliance was achieved by the development of ODL
and OQL processors. Another development requirement corresponds to the reformulation
of internal algorithms based in its antecessor system (GOA). An API to the Java
programming language was also proposed. This API (Application Program Interface)
was designed to provide a consistent representation form of the objects on the server
disk and on the client's computer main memory. This API implements a mechanism to
represent automatically persistent GOA++ objects in a graphical user interface. The
graphical interface can be automatically generated by the system or designed in one
of the various visual development tools available for Java. Both approaches can be
integrated using this solution. Another feature that shows the flexibility of this
solution is that it is not necessary to have database specific visual components.
The integrated solution proposed by this thesis has been validated by one visual
application written in Java that corresponds to a GOA++ persistent objects explorer.
The proposed solution for the integration of the database system with the graphical
user interface is innovative. It provides flexibility to visual programming and
Internet access.