Autores

1668
Washington de Jesus Melo
707,4,237
1669
707,4,237
1670
707,4,237

Informações:

Publicações do PESC

Título
Sala de Aula Virtual Cooperativa
Linha de pesquisa
Informática e Sociedade
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
26/10/1998
Resumo
PESC: Resumo de Dissertação de Mestrado Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Sala de Aula Virtual Cooperativa

Washington de Jesus Melo

Outubro/1998
Orientadores: Lídia Micaela Segre
Neide dos Santos
 

 
Programa: Engenharia de Sistemas e Computação

      A nova realidade tecnológica relacionada à rede de computadores possibilitou a criação de novas alternativas de aprendizado. Neste contexto, este trabalho desenvolve o modelo SAVIC (Sala de Aula Virtual Cooperativa) que adota o aprendizado virtual como alternativa ao aprendizado em uma sala de aula tradicional. Para a concepção deste ambiente, que adota uma ênfase nos aspectos cooperativos, são utilizadas diversas funcionalidades presentes em sistemas disponíveis na Web. Além disso, foram considerados aspectos que devem estar presentes em uma sala de aula e aspectos cognitivos envolvidos na cooperação. Desta forma, obteve-se um padrão que comporta um compromisso direto com o aprendizado e pode ser utilizado para o desenvolvimento de ambientes de sala de aula virtual. O presente trabalho também desenvolve um ambiente de software baseado na Web para autoria e aprendizado de disciplinas a partir do nível de graduação.

Abstract
PESC: Master Degree Abstracts Abstract of Thesis presented at COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.)

Cooperative Virtual Classroom

Washington de Jesus Melo

October/1998
Advisors:Lidia Micaela Segre
Neide dos Santos
 
Department: Systems Engineering and Computer Science

      The New technological reality related to computer networks enabled new context learning methods. In this context, this work develops the SAVIC (Cooperative Virtual Classroom) model wich adopts the virtual learning as an alternative to the traditional classroom. To create this environment, which emphasizes cooperative aspects, several functionalities present in Web systems are used. Futhermore, some aspects that must be present in a classroom and cognitive features of cooperation were considered. As a result, a pattern that has a direct commitment to learning and can be used for the development of virtual classroom environments was obtained.
This work develops a Web-based software environment to subject authoring and learning from college on.

Arquivo
Topo