Uma Contribuição na Determinação de Rotas para Empresas de Entrega Expressa
Autores
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Fermin Alfredo Tang Montané
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694,695,696
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1647 |
Roberto Diéguez Galvão
(Orientador) |
694,695,696
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1648 |
Virgílio José Martins Ferreira Filho
(Co-orientador) |
694,695,696
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Informações:
Publicações do PESC
Uma Contribuição na Determinação de Rotas para Empresas de Entrega Expressa
Fermin Alfredo Tang Montané
Maio/1998
Orientadores: | Roberto Diéguez Galvão
Virgílio José Martins Ferreira Filho | |
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Um problema com o qual se deparam empresas de entrega expressa aérea é
como projetar uma rede de distribuição de encomendas entre várias cidades, que
atenda a restrições de tempo de entrega, disponibilidade e capacidade da frota de
aeronaves. Este problema envolve a localização de facilidades de concentração e
redistribuição de carga, a determinação de rotas de transporte e a seleção de tipos
de aeronaves de modo a minimizar o custo total de transporte. Dado que o problema
acima descrito é muito complexo se definiu uma versão simplificada do mesmo que
considera uma única facilidade de concentração/distribuição de localização
conhecida, dois tipos de aeronaves e dois tipos de rotas. Este problema consiste em
determinar rotas que permitam concentrar na facilidade central a carga gerada nas
cidades. Exige-se que a estrutura das rotas seja uma árvore centralizada.
Para resolver este problema são propostos dois métodos heurísticos de busca
local, que fornecem soluções viáveis para o problema e uma formulação matemática
que permite avaliar a qualidade destes resultados.
Experimentos computacionais comparam os resultados das duas heuristícas
com a solução ótima obtida a partir da formulação matemática do problema, para
problemas pequenos (de até 20 cidades). Ambas as heurísticas são também comparadas
entre si para problemas maiores (de até 100 cidades). A influência de fatores
tais como o custo fixo e a capacidade das aeronaves nas soluções é analisada.
A Contribuition in the Selection of Routes for Express Delivery Firms
Fermin Alfredo Tang Montané
May/1999
Advisors: | Roberto Dieguez Galvão
Virgílio José Martins Ferreira Filho | |
Department: Systems Engineering and Computer Science |
A problem that must be solved by express air delivery firms is the design of a
distribution network for the collection and delivery of small packages, subject to
constraints like delivery time, aircraft availability and aircraft capacity. This problem
includes the location of facilities for concentration and distribution of freight, the
selection of transportation routes and of classes of aircraft to be used such that the
total transportation cost is minimized.
Since the problem described above is too complex a simplified version was
defined. This version includes one facility for concentration and distribution of
freight with known location, two classes of aircraft and two classes of routes. This
problem consists in determining routes that allow to concentrate in the facility the
freight originated in the cities. The route structure must be a centralized tree.
To solve this problem we propose two heuristics methods based on local search,
which provide feasible solutions to the problem, and a mathematical formulation that
allows the evaluation of the quality of the heuristic solutions.
Computational experiments compare the results of the two heuristics with the
optimal solution obtained through the mathematical formulation of the problem, for
small problems (with up to 20 cities). The heuristics are also compared with each
other for larger problems (with up to 100 cities). Finally, we analise the influence of
factors like the fixed costs and capacity of the aircraft in the solutions.