Detecção de Adulteração de Identificador em Dados AIS: Um Método Utilizando Previsão de Trajetórias e Classificação
Autores
7573 |
3271,768
|
|
7574 |
3271,768
|
Informações:
Publicações do PESC
Os sistemas de monitoramento marítimo são amplamente utilizados por autoridades em todo o mundo, com objetivos que vão desde a segurança da navegação até o combate a crimes como o tráfico internacional de drogas. Esses sistemas processam grandes volumes de informações obtidas por diversos sensores e embarcações, o que torna inviável a análise manual por operadores humanos. Por isso, algoritmos computacionais são essenciais para automatizar o processamento e a interpretação desses dados. Na última década, técnicas de aprendizado de máquina têm sido amplamente adotadas para melhorar ainda mais esses sistemas. Cientes da existência do monitoramento, embarcações envolvidas em atividades ilícitas frequentemente adulteram suas identificações ou interrompem temporariamente a transmissão dos dados do sistema Automatic Identification System (AIS), visando enganar os sistemas de vigilância e ocultar suas atividades. Neste contexto, este trabalho propõe uma solução baseada em dados AIS para detectar embarcações que adulteraram suas identificações e estimar suas trajetórias reais. A abordagem proposta é dividida em duas etapas principais. Na primeira, utiliza-se um algoritmo de Deep Learning para prever as trajetórias das embarcações. Na segunda etapa, algoritmos de classificação (Random Forest, SVM e um método desenvolvido pela Marinha do Brasil) são empregados para determinar se trajetórias associadas a identificadores diferentes correspondem, na verdade, a uma mesma embarcação. A solução foi validada usando cinco conjuntos de dados distintos, provenientes de regiões geográficas variadas, permitindo uma avaliação abrangente do desempenho das técnicas propostas.
Maritime monitoring systems are widely used by authorities worldwide for purposes ranging from navigation safety to combating crimes such as international drug trafficking. These systems process large volumes of information collected from various sensors and vessels, making manual analysis by human operators unfeasible. Therefore, computational algorithms are essential for automating the processing and interpretation of this data. Over the past decade, machine learning techniques have been widely adopted to further enhance these systems. Aware of the existence of monitoring, vessels engaged in illicit activities often tamper with their identification or temporarily disable the transmission of data from the Automatic Identification System (AIS) to deceive surveillance systems and conceal their activities. In this context, this work proposes a solution based on AIS data to detect vessels that have altered their identification and estimate their actual trajectories. The proposed approach is divided into two main stages. In the first, a Deep Learning algorithm is used to predict vessel trajectories. In the second stage, classification algorithms (Random Forest, SVM, and a method developed by the Brazilian Navy) are employed to determine whether trajectories associated with different identifiers actually correspond to the same vessel. The solution was validated using five distinct datasets from various geographical regions, allowing for a comprehensive evaluation of the proposed techniques and performance.