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Título
Por Uma Educação Extensionista: A Experiência do Laboratório de Informática para Educação (LIpE) da UFRJ
Linha de pesquisa
Informática e Sociedade
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
10/12/2024
Resumo

Esta tese apresenta algumas das experiências do Laboratório de Informática para Educação (LIpE), criado em 1994 e localizado no Departamento de Eletrônica e Computação da Escola Politécnica do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A principal experiência analisada é uma parceria entre o LIpE e uma escola pública, o CIEP 165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, realizada entre 2016 e 2024. Explora-se na tese as possibilidades educacionais criadas pela sinergia universidade-escola pública através da práxis freireana da extensão enquanto dialogicidade, e através do processo de emancipação de seus atores pelo emprego de metodologias participativas. Destaca-se ainda o percurso histórico do conceito de extensão e de educação popular a partir do movimento estudantil latino-americano em sua luta pela Reforma Universitária, ao longo do século XX, em prol de uma educação popular e do diálogo entre universidade e sociedade através da extensão universitária. Por fim, observamos as confluências entre iniciativas de extensão-pesquisa-ensino do CT/UFRJ através da criação de uma rede de ações no campo da extensão universitária e da educação popular.

Abstract

This thesis presents the Computer Laboratory for Education (Laboratório de Informática para Educação - LIpE) experiences. Established in 1994 and located in the Department of Electronics and Computing at the Polytechnic School of the Technology Center (CT) of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The main experience analyzed is a partnership between LIpE and a public school, CIEP 165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, between 2016 and 2024. The thesis explores the educational possibilities created by the synergy between the university and public schools through the Freirean praxis of extension as  dialogicality and through emancipating its actors employing participatory methodologies. It also highlights the historical trajectory of extension and popular education, rooted in the Latin American student movement and its fight for University Reform throughout the 20th century. It advocates for popular education and the dialogue between university and society through university extension. Finally, the thesis observes the intersections among extension, research, and teaching initiatives at CT/UFRJ by creating a network of actions in the field of university extension and popular education.

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