Reinventando o Curso “Computadores e Sociedade”: Ensino-Pesquisa-Extensão Transformando a Sala de Aula
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Publicações do PESC
Esta tese apresenta experiências do curso interdisciplinar “Computadores e Sociedade” (C&S), oferecido entre 2014 e 2022 para estudantes de Engenharia de Computação e Informação (ECI) da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Narramos como a criação de um curso de programação para estudantes do ensino médio do Laboratório de Informática para Educação (LIpE) em Setembro de 2017 motivou a tradução das pesquisas da linha de IS em aulas para o público jovem, criando um curso de introdução à C&S, e aperfeiçoando as práticas pedagógicas e os materiais didáticos da graduação. Cursos de computação e sistemas de informação celebram a interdisciplinaridade como desejável. No entanto, possuem uma única disciplina obrigatória que tem por tarefa construir uma ponte entre as engenharias e as ciências humanas, diálogo frequentemente dificultado por uma ausência de professores com formação interdisciplinar. A tarefa de lecionar estes cursos é enfrentada através de improvisações e materiais didáticos, escolhidos baseados na percepção do professor sobre a interdisciplinaridade. Portanto, esta tese oferece um conjunto diversificado de experiências, referências e materiais didáticos com o potencial de ajudar na orientação das atividades de cursos similares pelo país.
This thesis presents the interdisciplinary course “Computers and Society” (C&S) taught between 2014 and 2022 to Computer and Information Engineering (ECI) students from the Polytechnic School of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). We narrate how the creation of a programming course for high school students of the Laboratory of Informatics for Education (LIpE) in september 2017 became a motivator for postgraduate research translation to a younger audience, creating a introductory course to C&S, and fostered the improvement of pedagogic practices and courseware used to teach C&S in undergraduate courses. Undergraduate courses such as ECI, Information Systems and Computer Science celebrate interdisciplinarity as a desirable trait. However, this interdisciplinarity is translated as only one compulsory subject responsible for bridging between engineering and humanities, an exchange that is frequently impaired by a lack of qualified teachers with interdisciplinary training. The teaching of these subjects is tackled in a non structured way, relying on improvisation and available courseware according to the teacher's perception of interdisciplinarity. Therefore, this thesis offers a diversified set of experiences, references and courseware with the potential to help guide the activity of similar subjects across the country.