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Título
Uma Ontologia de Emoções em Cores para Jogos Digitais e Sua Aplicação em Uma Ferramenta de Análise de Imagens
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
3/6/2022
Resumo

A criação e o desenvolvimento de jogos digitais envolve diversas áreas do conhecimento em várias etapas. Na etapa de pré-produção são definidos os conceitos do jogo, suas regras, arte conceitual. O artista e o game designer atuam nesta etapa e lidam com as emoções, respectivamente, por meio da escolha das cores e por meio das emoções pretendidas. Desta forma, esta dissertação apresenta uma ontologia e uma aplicação para análise de imagens de jogos, afim de facilitar o envolvimento destes dois atores por meio da formalização dos conhecimentos das áreas sobre como as emoções e as cores se relacionam. A ontologia tem como base a teoria de cores básicas de BERLIN e KAY (1969), teoria de emoções de EKMAN (1992), diversas teorias relacionadas ao uso de cores em cinema, jogos, comunicação. Esta ontologia se apoia na definição de jogo como um artefato composto por mecânica, dinâmica e estética proposto em HUNICKE et al. (2004). Através da ontologia, criou-se uma ferramenta para analisar as cores de imagens e identificar emoções presentes nestas. Foi validado a partir dos resultados de um experimento, no qual os participantes identificaram cores e emoções em imagens, e também pela análise da ferramenta nestas imagens. Como principais resultados, pode-se citar que a ontologia obteve 56,25% de acurácia na identificação das primeiras emoções do experimento, 55,61% de similaridade para a emoção Divertimento/Alegria entre a ontologia e o experimento, dentre outros resultados. Desta maneira, a ontologia formalizou corretamente parte das relações entre emoções e cores para imagens de jogos e assim pode auxiliar no desenvolvimento de jogos e os atores envolvidos com estas respectivas áreas.

Abstract

The creation and development of digital games involves several areas of knowledge in several stages. In the pre-production stage, the game concepts, rules and conceptual art are defined. The artist and the game designer work at this stage and deal with emotions, respectively, through the choice of colors and through the intended emotions. In this way, this dissertation presents an ontology and an application for analyzing game images, in order to facilitate the involvement of these two actors through the formalization of knowledge in the areas about how emotions and colors are related. The ontology is based on the basic color theory of BERLIN e KAY (1969), emotion theory of EKMAN (1992), various theories related to the use of colors in cinema, games, communication. This ontology is based on the definition of a game as an artifact composed of mechanics, dynamics and aesthetics proposed in HUNICKE et al. (2004). Through ontology, a tool was created to analyze the colors of images and identify emotions present in them. It was validated from the results of an experiment, in which participants identified colors and emotions in images, and also by analyzing the tool in these images. As main results, it can be mentioned that the ontology obtained 56.25% of accuracy in the identification of the first emotions of the experiment, 55.61% of similarity for the emotion Fun/Joy between the ontology and the experiment, among other results. In this way, the ontology correctly formalized part of the relationships between emotions and colors for game images and thus can help in the development of games and the actors involved with these respective areas.

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