Autores

6827
3050,230
6828
3050,230

Informações:

Publicações do PESC

Título
Uso de Jogos como Estratégia para o Ensino de Reutilização de Software
Linha de pesquisa
Engenharia de Software
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
24/3/2020
Resumo

A Reutilização de Software (RS) é uma das disciplinas da Engenharia de Software (ES) e corresponde ao uso de artefatos e conhecimentos de software já existentes para construir algo novo. Uma das principais áreas dessa disciplina é a componentização de software. Apesar das diversas vantagens oferecidas pela RS, a prática sistemática não se tornou padrão nas empresas, sendo a falta de ensino considerada uma das possíveis causas desse problema, com relatos de dificuldades relacionadas a falta de engajamento, motivação e prática do aluno. Para minimizar esses problemas listados, muitos estudiosos estão utilizando jogos como estratégia de ensino, devido às várias vantagens que essa estratégia pode trazer, sendo possível encontrar jogos em diversas áreas da ES. No entanto, o mapeamento que foi realizado nesse trabalho não encontrou nenhum jogo criado com o propósito específico de ensino de RS, sendo este o objetivo deste trabalho. Nesta dissertação, alguns jogos foram criados e avaliados indicando uma satisfação pela maioria dos usuários.

Abstract

Software Reuse (SR) is one of the disciplines of Software Engineering (SE) and corresponds to the use of existing software artifacts and knowledge to build something new. One of the main areas of this discipline is software componentization. Despite the advantages offered by SR, the systematic practice has not become a standard in companies, and the lack of education is considered one of the possible causes of this problem, with reports of difficulties related to the lack of engagement, motivation, and student practice. To minimize these listed problems, many scholars are using games as a teaching strategy, due to the various advantages that this strategy can bring, and it is possible to find games in different areas of SE. However, the mapping that was carried out in this work did not find any game created with the specific purpose of teaching SR, that is the goal of this work. In this dissertation, some games were created and evaluated, indicating satisfaction by the majority of users.

Arquivo
Topo