ZOS: Um Ambiente para Mingração e Compartilhamento de Contextos de Execução
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Publicações do PESC
O uso de diferentes tipos dispositivos computacionais tem se tornado cada vez mais rotineiro na vida das pessoas. Nos dias de hoje não é difícil de se encontrar usuários utilizando diferentes equipamentos computacionais em diversas situações (lazer, trabalho, viagens) ao longo do dia. Este tipo de situação geralmente introduz não apenas a necessidade de sincronização de dados entre os diferentes equipamentos, mas também, a constante inicialização de diferentes ambientes de trabalho (a cada novo dispositivo utilizado). E ainda, esse tipo de cenário, não raramente, gera situações de dados inconsistentes em diversos níveis e equipamentos. ZOS (Zombie Operating System) propõe que um usuário deva possuir um contexto de execução (anima), que carregue não apenas informações estáticas, como dados de usuários, mas também informações sobre os processos em execução que constituem o ambiente de trabalho de um dado usuário. Idealmente, um anima deve estar centralizado em um pequeno servidor pessoal (possivelmente um dispositivo portátil), ou master. Em ZOS, dispositivos master são capazes de dominar outros dispositivos e assim tomar para si as vantagens dos recursos disponíveis no equipamento em questão, como CPU e interfaces mais poderosas, mais espaço em disco, ou conectividade extra. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de ZOS, o qual acreditamos, servirá de base para demonstração de suas idéias centrais e sua viabilidade prática.
It is nowadays common to find users that have to use different machines at work, home, and travel. Such users often spend significant amounts of time sychronising and restartirig their work enviroriments. Often, they eventually have to cope with inconsistent data at different locations. ZOS (Zombie Operating System) proposes that users should have a main execution context (or anima) contaiiiing not only the user's data, but also application images. Ideally, the anima should reside in a small server, tlie master. IN ZOS, masters take over other rnachines, the zombies, and then take advantage of their resources, such as better CPU, better interfaces, more disk, or extra connectivity. We describe our first implementation of ZOS, which, we believe, demoristrates tliat the idea is practical arid worthwhile.