Informações:

Publicações do PESC

Título
Patching Interativo Eficiente: Implementação e Análise de Desempenho
Linha de pesquisa
Redes de Computadores
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
21/5/2008
Resumo

Com a maior popularidade dos cursos de ensino a distância que fazem uso de transmissão de vídeos, vários estudos vêm sendo feitos e novas técnicas desenvolvidas para garantir a qualidade e aumentar a escalabilidade deste serviço onerando o mínimo possível a banda da rede. As técnicas propostas preveem que o acesso aos vídeos não é feito de forma sequencial, como acontece com vídeos de conteúdo informativo e de entretenimento, mas é passível de muitas interações por parte dos usuários.

A variedade de técnicas é grande, mas a maioria delas se baseia em transmissões compartilhadas, onde um fluxo de dados é enviado para um ou mais clientes. Esses tipos de transmissão dividem-se emi dois: multicast e broadcast. Este trabalho se foca em técnicas baseadas em transmissão multicast.

Implementamos uma técnica de compartilhamento de banda cujo algoritmo tem o nome de "Pathing Interativo Eficiente(PIE)". Comparamos o seu desempenho com outra técnica da literatura, a técnica de Patching Interativo (PI) e também com a transmissão unicast. Foi observado que a economia de banda pode ser significativa com relação à transmissão unicast para diversos níveis de interatividade de clientes.

Abstract

.

Arquivo
Topo