Autores

6156
2808,10
6157
2808,10

Informações:

Publicações do PESC

Título
KCE: Um Editor Ponto-a-ponto para Apoio ao Compartilhamento de Cadeias do Conhecimento
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
26/3/2008
Resumo

A proposta desta dissertação está apoiada em duas idéias principais que são a aprendizagem colaborativa e a gestão do conhecimento. A aprendizagem colaborativa se tomou importante dentro deste trabalho devido ao fato de que a nossa ideia principal está no compartilhamento do conhecimento. Como temos uma enorme quantidade de informação envolvida, o uso da Gestão do Conhecimento pode nos ajudar a gerir tais informações, como também nos auxiliará em questões de localização do conhecimento, recomendação, dentre outras.

Para alcançar os objetivos deste trabalho, desenvolvemos o Editor de Cadeias de Conhecimento (Knowledge Chains Editor - KCE). O KCE é um Editor de aprendizagem colaborativa projetado para permitir a troca de cadeias de conhecimento. Uma cadeia de conhecimento é constituída por uma estratégia de aprendizagem, que é um caminho a ser seguido pelo aprendiz durante o estudo.

O uso do protótipo desenvolvido, no experimento realizado, mostrou evidências de que a proposta de compartilhamento de cadeias do conhecimento pode ser confirmada.

Abstract

The proposal of this dissertation is supposted on two main ideas that are collaborative leaming and lnowledge management. The collaborative leaming has become important in this work due to the fact that our main idea is the sharing of knowledge. As we have a huge amount of infomation involved, the use of the Management of Knowledge can help us manage such infomation, but also to assist in issues of localization of knowledge, recornrnendation, among others.

To achieve the objectives of this work, developed the KCE (Knowledge Chains Editor). The KCE is a Editor of collaborative learning designed to allow exchange of chains of knowledge. A chain of lnowledge is a strategy for leaming, which is a path to be followed by apprentice during the study.

The use of the prototype developed in the experiment carried out, showed evidence that the proposal for sharing of knowledge chains can be confísmed.

Arquivo
Topo