Pintura Multiresolução de Objetos 3D
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Publicações do PESC
Nós propomos uma técnica para pintura de modelos 3D baseada na imagem renderizada do modelo e em um mapa 2D dos vetores normais do modelo. A geração de texturas e das coordenadas que mapeiam estas texturas sobre o modelo (mapeamento UV) são produzidas automaticamente e dependem apenas da resolução aparente da tela, sendo possível, assim, pintar tanto traços grossos quanto pequenos detalhes sem perdas, ou seja, a multirresolução é garantida. Grande parte do processamento é feito em placa gráfica (GPU - Graphics Processing Unit), o que melhora o desempenho do sistema. Os requisitos minimalistas para a pintura trazem consigo a possibilidade de a técnica ser facilmente aplicada sobre malhas triangulares e também sobre modelos baseados em pontos.
We propose a technique for painting 3D models based on a rendered image of the model and a 2D map of normal vectors. Texture generation and coordinate mapping (UV-mapping) is then produced on-the-fly and depend only of the apparent screen resolution, making it possible to paint in broad strokes or in small detail, i.e., the multiresolution is guaranteed. Much of the processing is done in GPU (Graphics Processing Unit), which improves system performance. The minimalistic requirements of this technique make it suitable for painting both triangle meshes and point-based models.