Autores

6056
383,2776
6057
383,2776

Informações:

Publicações do PESC

Título
TICS E TACS: O Refazimento de Softwares e Engenheiros no Limiar entre As Ciências e Os Segredos
Linha de pesquisa
Informática e Sociedade
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
28/9/2016
Resumo

Como uma despretensiosa e nada comum palestra de escutatória com estudantes de engenharia pode nos levar a uma pesquisa de campo com crianças do Vale do Jequitinhonha? Como um princípio teórico chamado Teoria do Estilingue, ao invés de servir para “quebrar” epistemologias “cristalizadas”, serve para propor o desenvolvimento de softwares orientado a causas? A partir da vivência em dois campos de pesquisa, a saber, uma Fabriqueta de Softwares no sertão de Minas Gerais e uma Hackathon no Museu de Arte do Rio (MAR) no centro do Rio de Janeiro, esta dissertação apresenta articulações teóricas e metodológicas entre o pensamento de Paulo Freire, os estudos pós-coloniais de Walter Mignolo e as pedagogias do educador popular Tião Rocha. Além disso, esta pesquisa descreve como esses referenciais concomitantemente performaram a elaboração da ementa acadêmica teórica e a sua realização na prática, através de um experimento pedagógico, em uma disciplina do curso de Engenharia da Computação e Informação da Escola Politécnica da UFRJ.

Abstract

How can an unpretentious and unsual participatory lecture to engineering students transport us to a research with children in Vale do Jequitinhonha region? How can a theoretical principle called Slingshot theory, instead of serving to "break" epistemologies "crystallized", proposes the software development? From the experience in two research fields, namely, Fabriqueta de Software in the backlands of the state of Minas Gerais and a Hackathon in Rio Art Museum in the center of Rio de Janeiro, this dissertation presents theoretical and methodological links between the thinking of Paulo Freire, postcolonial studies of Walter Mignolo and pedagogies of the popular educator Tião Rocha. Furthermore, this research describes how these references inspires a course summary and its implementation in practice through a pedagogical experiment at the major in Computer Engineering and Information of the Federal University of Rio de Janeiro.

Arquivo
Topo