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Publicações do PESC

Título
Estimating Hand Poses from RGB-D Data
Linha de pesquisa
Computação Gráfica
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
5/5/2016
Resumo

A análise de movimentos humanos baseada em visão computacional é uma área de pesquisa ativa, devido às suas numerosas aplicações e problemas desafiadores que, em geral, não possuem soluções genéricas. Dentro deste amplo domínio, a análise de movimento das mãos se destaca como uma área de mérito próprio, devido à notável importância que elas exercem em múltiplas atividades humanas, como na operação de interfaces humano-máquina, comunicação gestual e linguagem de sinais, para mencionar algumas. Este trabalho se desdobra sobre avanços recentes em visão computacional para a detecção de posturas manuais, no caso particular de câmeras RGB-D. Buscamos reproduzir e aprimorar uma técnica existente que aplica otimização por nuvem de partículas para encaixar um modelo articulado com mais de 20 graus de liberdade a uma mão em movimento observada a partir de um sensor Kinect. Como resultado, construímos um sistema de rastreamento de mãos minuciosamente documentado que difere do trabalho original em alguns aspectos, apesar de manter a mesma estrutura geral. Nosso sistema produz resultados satisfatoriamente precisos, embora seu desempenho tenha sido consideravelmente inferior, devido a restrições de tempo que impediram a otimização de etapas de transferência e conversão de informações.

Abstract

Computer vision-based human motion analysis is an active research area, due to its many applications and challenging problems and due to the lack of generic solutions. Inside this broad domain, hand motion analysis arises as a specialized field on its own merit, notably because hands play an important role in many human activities, such as in operation of human-computer interfaces, gestural communication and sign language, to mention a few. This work develops on recent advances of computer vision techniques for hand pose estimation, in the particular case of RGB-D sensors. We sought to reproduce and improve an existing technique that applies particle swarm optimization to t an articulated hand model with more than 20 degrees of freedom onto a performing hand observed from a Kinect sensor. As a result, we built a thoroughly documented hand tracking software that di ers from the original work in some aspects, although keeping the same general layout. It produces satisfactorily accurate results, although its performance was considerably lower, due to time constraints that prevented an optimization of information transfer and manipulation phases.

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