O Uso de Colaboração Social na Busca para Crianças
Autores
5940 |
299,2735
|
|
5941 |
299,2735
|
Informações:
Publicações do PESC
Este trabalho propõe uma arquitetura colaborativa que integra pais e filhos para auxiliar a criança na busca na web. O projeto da arquitetura foi norteado com base em 6 dimensões e identificou 7 oportunidades de colaboração remota para o processo da busca. O framework da arquitetura prevê uso de agentes inteligentes com tratamento de arquivos de atos de fala baseados na comunicação entre os usuários para apoiar a colaboração implícita, e uma modelagem semântica baseada em 8 dimensões com metadados POWDER para descrição de dados na web. Utilizamos o método ciência do design para construção da arquitetura e o método GQM para avaliar o protótipo implementado. O protótipo enfocou apenas a colaboração explícita e foram avaliadas as suas funcionalidades de mural, vídeo, imagens e links por meio de um estudo de caso. Obtivemos como resultado 57% para o uso, 84% para a colaboração e 84% para a adequação para crianças e concluiu-se que suas funcionalidades promovem adequadamente a colaboração entre pais e filhos na busca.
This paper proposes a collaborative architecture that integrates parents and children to help child in web search. The architectural design was guided based on 6 dimensions and identified 7 remote collaboration opportunities for the search process. The framework architecture provides use of intelligent agents to treat speech acts files based on communication between users to support the implicit collaboration, and a semantic model based on 8 dimensions with POWDER metadata for data description on the web. We use the science of design method for architectural construction and the GQM method to evaluate the prototype implemented. The prototype only focused in explicit collaboration and were evaluated its mural, video, images and links features through a case study. We obtained as a result 57% for use, 84% for collaboration and 84% for suitability for children and it we concluded that its features adequately promote collaboration between parents and children in the search.