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Publicações do PESC

Título
Interactive Cutaway Rendering of Corner-Point Models
Linha de pesquisa
Computação Gráfica
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
18/12/2014
Resumo
A industria de Oil&Gas utiliza simulação numérica para e melhorar a recuperação de hidrocarbonetos de campos de petróleo. Uma vez queos reservatórios são entidades encontradas a grandes profundidades na crosta terrestre, um modelo geológico 3D simplificado que imita este ambiente é gerado para compreender conceitos geológicos e geofísicos. Para aplicar simulações, este modeloé discretizado em uma grade 3D de células hexaédricas. Além disso, esse modelo é utilizado posteriormente para apresentar o resultado de simulações, atribuindo um escalar para cada célula. Neste cenário,  é importante investigar o comportamentointerno das células que são muitas vezes ocluídas por outras. Métodos de renderização Cutaway reduzem a oclusão removendo seletivamente os objetos de menos importância para, ao mesmo tempo, expor características importantes e manterparte dessas células, a fim de assistir a visualização e manter informações contextuais. Esta tese introduz um método interativo baseado em GPU (Graphics Process Unit) para renderização de modelos de reservatórios. A nossa técnica  é baseada no valor da profundidade gerada a partir da geometria das células em foco. Apresentamos também modificações no pipeline de gráfico para renderizar as parede do corte,bem como inserção de linhas para ajudar a transmitir forma e noção de percepção de profundidade da cena.
Abstract
The Oil&Gas industry uses numerical simulation to forecast production and enhance the hydrocarbons recovery of oil fields. Since hydrocarbons reservoirs are entities buried deep in the earth’s crust, a simplified 3D geological model that mimics this environment is generated to understand geological and physical concepts. In order to run simulations this model is discretized in a 3D grid of hexahedral cells. In addition, it is also used to present the results of simulations by assigning scalar values to each cell. In this scenario, it is important to investigate the behavior of internal cells that are often occluded by others. The Cutaway rendering method manages the occlusion problem by selectively discarding portions of theseoverlapping objects with less importance to, at the same time, expose the important features and keep part of the secondary cells to support the visualization with contextual information. This thesis introduces a GP U interactive method for cutaway rendering of 3D reservoir models. Our technique is based on the depth value generated on the fly by the proxy geometry of the cells in focus. We also present modifications of the polygonal rendering pipeline to properly render the cutaway wall, as well as the wireframe lines that are important to convey shape and amplify depth perception.
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