Autores

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Letícia Guimarães Rangel
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Informações:

Publicações do PESC

Título
Teoria de Sistemas - Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo - Estabelecendo Relações em Um Estudo Colaborativo
Linha de pesquisa
Otimização
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
27/2/2015
Resumo

Este trabalho tem como foco o desenvolvimento profissional do professor de matemáti-ca. Sob as premissas de que o conhecimento de matemática de um professor tem sua especifi-cidade e de que essa especificidade tem implicações diretas para a formação e para a prática do professor (DAVIS, SIMMT, 2006; EVEN, BALL, 2009; FIORENTINI, OLIVEIRA, 2013), a investigação aqui apresentada visa a contribuir para a reflexão sobre o conhecimento de matemática para o ensino (BALL, THAMES, PHELPS, 2008). O estudo tem como refe-rência teórica e metodológica a noção de Concept Study (DAVIS, 2010, DAVIS, RENERT, 2014), modelo de estudo coletivo em que professores compartilham de forma colaborativa sua experiência e seu conhecimento com o objetivo de questionar e (re)elaborar seus próprios conhecimentos de matemática com vistas ao ensino. O conceito de número racional foi o te-ma disparador e orientador do estudo. Como conclusão, observa-se a contribuição de uma discussão colaborativa para o desenvolvimento de metassaberes do professor de matemática.

Abstract

The focus of this paper is the professional development of mathematics teachers. Under the assumptions that teachers’ mathematical knowledge has its own specificities and that these specificities have direct implications for teachers’ education and practice (DAVIS, SMMIT, 2006; EVEN, BALL, 2009; FIORENTINI, OLIVEIRA, 2013), this research aims to contribute with the reflection on mathematics knowledge for teaching (BALL, THAMES, PHELPS, 2008). The study’s theoretical and methodological framework is grounded upon the notion of Concept Study (DAVIS, 2010; DAVIS, RENERT, 2014), a model of collective study in which participant teachers share their experiences and knowledge aiming for chal-lenging and (re)building their own mathematical knowledge for teaching. The concept of rational number was a trigger and guideline for the study. Our conclusions suggest that the collective discussion played a key role for the development of participants’ metaknowledge.

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