Roteamento Ecológico de Veículos Orientado a Ondas Verdes
Autores
5494 |
Flávio Augusto Ribeiro de Faria
|
2519,131,2518
|
5495 |
2519,131,2518
|
|
5496 |
Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
(Co-orientador) |
2519,131,2518
|
Informações:
Publicações do PESC
Título
Roteamento Ecológico de Veículos Orientado a Ondas Verdes
Linha de pesquisa
Arquitetura e Sistemas Operacionais
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
30/9/2013
Resumo
Neste trabalho, é apresentado um algoritmo de roteamento de veículos que se baseia nos tempos de operação das fases em um sistema de tráfego semaforizado. A solução proposta viabiliza um melhor aproveitamento dos sinais verdes, proporcionando reduções no tempo médio de viagem, no atraso médio e também nos níveis de consumo de combustível e de emissão de gases poluentes. Um outro benefício deste algoritmo de roteamento inteligente é a sua capacidade promover um balanceamento de carga em um sistema de tráfego, de modo a retardar ou até mesmo evitar a saturação das vias.
O microssimulador de tráfego MicroLAM foi utilizado para avaliar o desempenho deste algoritmo em cenários com semáforos de tempo fixo e também com semáforos inteligentes, que reconfiguram seus tempos em função das condições do trânsito.
O microssimulador de tráfego MicroLAM foi utilizado para avaliar o desempenho deste algoritmo em cenários com semáforos de tempo fixo e também com semáforos inteligentes, que reconfiguram seus tempos em função das condições do trânsito.
Abstract
This work presents a vehicle routing algorithm that is based on signal phase operation timings in a signal-controlled traffic system. The proposed solution enables vehicles to take advantage of green lights, allowing reductions in average travel times and average delays, as well as lower fuel consumpion and emissions rates. Another advantage of the presented algorithm is its ability to provide load balancing to the traffic system, so that roads take longer to get saturated, if they ever do.
A microscopic traffic simulator called MicroLAM was used to evaluate the performance of this routing algorithm in environments where pretimed signals were used. Simulations were also performed with intelligent signals, which self-reconfigure their timings according to traffic conditions.
A microscopic traffic simulator called MicroLAM was used to evaluate the performance of this routing algorithm in environments where pretimed signals were used. Simulations were also performed with intelligent signals, which self-reconfigure their timings according to traffic conditions.
Arquivo