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Bernardo de Melo Pacheco
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Publicações do PESC

Título
Protocolos Seguros para Jogos em Redes Peer-to-Peer
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
25/9/2013
Resumo

Em um ambiente ponto-a-ponto, a segurança de uma aplicação está distribuída entre todos os participantes, ou seja, não há um servidor com o papel de parte confiável no sistema. Protocolos criptográficos são formas que determinam as regras de como cada participante se comunica, e que têm por objetivo garantir a justiça no sistema. Mental Poker e Fair Coin Flipping são problemas comuns tratados na literatura de criptografia com aplicações dentro e fora da área de jogos. Mental Poker trata dos problemas de gerenciar um baralho, garantindo, por exemplo, que as cartas são distribuídas com a mesma probabilidade entre os jogadores e que nenhum jogador consiga ver as cartas do outro. Fair Coin Flipping trata dos problemas de gerar um número aleatório, seja uma moeda ou um dado, garantindo que nenhum jogador consiga desbalancear o número gerado a seu favor.
No entanto, há uma carência de implementações práticas e de uso desses protocolos aplicados a jogos em um ambiente ponto-a-ponto. De fato existem estudos sendo realizados com protocolos criptográficos em conjunto com jogos, porém formalizados em um nível abstrato. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo estudar e propor uma biblioteca documentada que implementa um conjunto de protocolos criptográficos que suportam determinadas ações em jogos em um ambiente ponto-a-ponto, especificamente ações em jogos que utilizam a sorte por meio do jogo de dados ou cartas.

Abstract
In an peer-to-peer networking, the security of an application is distributed between all participants, i.e., there is no server as a trusted third party in the system. Cryptographic protocols are forms that determine the rules for how each participant communicates, and aim to ensure fairness in the system. Mental Poker and Fair Coin Flipping are common problems treated in the cryptographic literature with applications inside and outside the game area. Mental Poker deals with the problems of managing a deck, ensuring, for example, that the cards are distributed with equal probability among players and no player can see the cards of the other.
The Fair Coin Flipping deals with the problems of generating a random number, a coin or a die, ensuring that no player can unbalance the number generated in your favor. 
However, there is a lack of practical implementations and use of these protocols applied to games in an peer-to-peer networking. In fact there are studies being conducted with cryptographic protocols in conjunction with games, but formalized in an abstract level. In this context, this work aims to study and propose a library that implements a documented set of cryptographic protocols that support certain actions in games in an peer-to-peer networking, specific actions in games used by the luck of the dice or cards.
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