Modelo de Desenvolvimento de Jogos com Propósito Baseado em Mecânicas Tradicionais de Jogos
Autores
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Arthur Siqueira de Lima
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Informações:
Publicações do PESC
Jogos com propósito surgem como sistemas de computação humana, baseados em entretenimento, para auxiliar na solução de tarefas de custo computacional muito alto. Em levantamento feito nesse trabalho percebe-se que os jogos com propósito existentes possuem as mecânicas de jogo muito próximas, praticamente análogas, as atividades para a solução do problema real. Posteriormente, é apresentado um procedimento de desenvolvimento de jogos com propósito que possibilita incorporar mecânicas de jogos tradicionais no gameplay dos jogos com propósito. Esse procedimento é composto por quatro processos que visam à transposição dos dados reais do problema para o ambiente do jogo, a utilização dos dados no jogo de forma a atingir a solução do problema a ser resolvido e a implementação de mecânicas tradicionais de jogos. Por fim, foi desenvolvido um jogo de classificação de dados seguindo o modelo proposto. Junto com a apresentação do jogo são mostrados os resultados obtidos através dele.
Games With A Purpose (GWAPs) are platform for human computation focused on entertainment. We analysed GWAPs and noticed that gaming mechanics present on GWAP's gameplay are similar to real steps to solve a problem or a task. GWAPs using tradicional gaming mechanics can be more attractive to people and improve the computational power. We propose a model to help design GWAPs using tradicional gaming mechanics. This model has four processes. All processes help to use data to elaborate the game's stages and assist to incorporate traditional gaming mechanics on gameplay. We develop a data classifier GWAP using the steps present on the model proposed and , then, we compare our GWAP with classics data classifiers algorithms.