Autores

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Carlos Eduardo Coelho Gomes
2482,10
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Informações:

Publicações do PESC

Título
Um Arcabouço para Coleta, Limpeza e Mensuração de Conteúdos Digitais Usando Crowdsourcing
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
14/6/2013
Resumo

A popularização do uso da Internet em todo o mundo resultou em uma gigantesca massa de informação gerada a todo o momento por milhões de usuários do planeta. Por conta disso, coletar, dessa massa de dados, um conjunto de elementos que atendam a um determinado objetivo pode se tornar uma tarefa muito dispendiosa.
Como proposta desse trabalho, apresentamos um arcabouço de coleta, limpeza e mensuração de conteúdos digitais usando crowdsourcing. Além disso, o arcabouço segue a dinâmica de um jogo com propósito (game with a purpose) que extrai o conhecimento coletivo para o objetivo definido.
Com esse arcabouço, foi desenvolvido um jogo chamado Cassino Musical para o recrutamento e mensuração de talentos musicais de artistas desconhecidos através de vídeos de performances musicais na Internet. O uso da multidão para essas tarefas é necessário principalmente para mensurar o talento musical de um indivíduo ou grupo, que é algo complexo de ser realizado por máquinas, pois além das questões técnicas, envolve questões emocionais. Além disso, a opinião da audiência é muito importante no contexto da Música.

Abstract

The popularization of Internet usage around the world has resulted in a huge mass of information generated at any time by millions of users of the world. As a result, collecting, in this mass of data, a set of elements that meet a certain goal can become a very costly task.
As a proposal of this work, a framework of collection, cleaning and measurement of digital content using crowdsourcing is presented. Furthermore, the framework follows the dynamics of a game with a purpose that extracts the collective knowledge for the defined objective.
With this framework, we developed a game called Casino Musical for recruitment and measurement of musical talent from unknown artists through videos of musical performances on the Internet. The use of the crowd for these tasks is needed primarily to measure the musical talent of an individual or group, that is complex to be performed by machines, because besides the technical issues, it involves emotional issues. In addition, the opinion of the audience is very important in the music context.

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