Negociação em Projetos de Sesenvolvimento de Software
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Informações:
Publicações do PESC
Projetos de desenvolvimento de software frequentemente geram discordâncias de perspectivas, interpretações e posições diante de contratos, requisitos, prazos de entrega e interesses diversos. Quando estes conflitos são mal gerenciados, os resultados são sistemas de informação que não correspondem às expectativas iniciais previstas, aumentando as estatísticas de casos de fracasso e criando uma atmosfera de frustrações em projetos de software. Entretanto, conflitos podem ser evitados e resolvidos através de negociação; o entendimento sobre o perfil do negociador, métodos e ferramentas que apoiem a preparação e gerenciamento de riscos em contextos específicos podem potencializar tal resolução. Neste sentido, este trabalho busca apoiar o profissional de TI nos procedimentos que envolvam negociações em projetos de desenvolvimento de software, tendo como objetivos principais: i) entender as motivações dos conflitos em projetos de desenvolvimento de software, através de estudos sobre as percepções de profissionais de TI em negociações e ii) propor mecanismos de aprendizado e preparação de negociações em projetos de software. A hipótese principal é que o profissional que atua com desenvolvimento de software negocia de forma diferenciada e, portanto, carece de orientações adequadas e mecanismos que suportem suas negociações de forma customizada. A proposta de Tese apresentará os resultados obtidos, os métodos utilizados e as ferramentas desenvolvidas, além de delinear possíveis norteamentos para pesquisas futuras.
Software development projects regularly generate disagreements in perspectives, interpretations and positions on contracts, requirements, deadlines and specific interests. Overall, weakly managed conflicts result in solutions that do not coincide with initial expectations and also contribute to increase the statistics of unsuccessful cases, creating an atmosphere of frustration in software projects. However, conflict resolution can be effective through the use of negotiation, especially considering methods and tools that support the preparation stage and risks management. Thus, this work aims at supporting the IT professionals during their software development negotiations. The main objectives are: i) understanding the motivations of conflicts in software development projects through studies on IT professionals' perceptions and ii) proposition of learning and preparation mechanisms to software project negotiations. The main hypothesis considers that IT professionals work and negotiate in a particular way, therefore, requires customized mechanisms that support their negotiations. This Thesis shows conclusions, obtained results, applied methods and developed tools; and besides, feasible future works.