A Tecnologia e o Espaço Educacional de Matemática: Uma Proposta para Melhorar a Comunicação de Conteúdos
Autores
5290 |
Thiago Guimaraes Moraes
|
2391,10,688
|
5291 |
2391,10,688
|
|
5292 |
2391,10,688
|
Informações:
Publicações do PESC
O presente trabalho de pesquisa tem a pretensão de obter um maior entendimento sobre como a tecnologia de computador pode ser adequadamente utilizada para apoiar o processo de aprendizado de Matemática.
Por meio de uma investigação na literatura procuramos entender como a Matemática é ensinada nos dias de hoje em salas de aula de diferentes sistemas educacionais, para daí extrair alguns dos elementos e formas de interação que ocorrem tipicamente neste ambiente educacional convencional. A síntese desses eventos nos levou a conceber um modelo conceitual que serviu de referência para projetarmos e implementarmos uma plataforma educacional para mediar a interação entre professores e estudantes, permitindo uma variedade de experiências a partir de ferramentas e objetos apropriados à transmissão de conteúdos da Matemática.
A plataforma educacional desenvolvida nesta pesquisa foi testada, durante todo o ano letivo de 2011, numa instituição de ensino brasileira, como ferramenta para fomentar a comunicação do conhecimento matemático por meio da prática de atividades de aprendizagem, dentro e fora de sala de aula. Esta avaliação empírica procurou incorporar a tecnologia proposta à prática pedagógica tradicional, em um ambiente escolar real, a fim de verificar a viabilidade de utilizá-la como artifício para expandir o expediente de sala de aula e ampliar a quantidade de tempo dedicado ao estudo.
A experiência de uso em ambiente real produziu uma quantidade significativa de dados que serviram de instrumentos para apoiar a argumentação a cerca das questões de investigação e, também, para justificar as contribuições decorrentes desta pesquisa.
This research work intends to obtain a greater understanding of how computer technology can be appropriately used to support the process of learning in Mathematics. Through a literature review we try to understand how mathematics is taught today in classrooms of different educational systems, to take out some of the elements and interaction modes that typically occur in this conventional educational environment. The synthesis of these events led us to develop a conceptual reference model which served for the design and implementation of an educational platform to mediate the interaction between teachers and students, allowing a variety of experiences based on suitable tools and objects to support the transmission of math contents.
The educational platform developed in this research was assessed along the whole 2011 academic year, at a Brazilian educational institution, as a tool to foster the sharing of mathematical knowledge through practical learning activities, inside and outside the classroom. This empirical evaluation sought to incorporate the proposed technology to the traditional pedagogical practice in a real school environment in order to verify the feasibility of using it as a device to help to expand the classroom time and increase the amount of time committed to the study.
The experience of use in real settings produced plenty of data which worked out as valuable sources to support the answers for the investigation questions and also to justify the contributions resulting from this research.