Renderização Eficiente de Nuvens de Pontos Baseada no Operador HPR
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Publicações do PESC
Recentemente, Katz et al. [1] mostraram como a informação de visibilidade de uma nuvem de pontos pode ser extraída, independentemente da renderização e sem realizar a reconstrução de superfí?cie, pelo chamado operador HPR (Hidden Point Removal). Em suma, o operador consiste de uma simples transformação da nuvem de pontos, seguida por uma computação de fecho convexo. Uma vez que que para computar o fecho convexo leva tempo O(n log n) no pior caso, este método não pode ser usado em aplicações de tempo real para nuvens de pontos médias e grandes. Neste trabalho, é descrita uma implementação em GPU de um algoritmo de fecho convexo aproximado baseado no algoritmo de Kavan et al. [2]. Além disso, é descrito uma maneira de computar uma reconstrução parcial de superfície a partir de uma simples triangulação dos pontos visíveis. Experimentos mostraram que o método proposto pode ser usado em aplicações como a renderização de nuvem de pontos e reconstrução parcial de superfície a taxas interativas.