Autores

5196
Carlos Vinícius Cavalcanti Pivotto
2342,10
5197
2342,10

Informações:

Publicações do PESC

Título
Utilização de Jogos de Computador para Aprimoramento de Habilidades de Negociação
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
29/2/2012
Resumo
A necessidade de resolver conflitos é ubíqua em diversas atividades humanas. Situações de negociação estão cada vez mais presentes na vida cotidiana e profissional, e é fundamental a negociadores estarem bem preparados para que os acordos negociados sejam satisfatórios. Porém, o aprendizado de negociação exige ambientes cautelosos e com liberdade de riscos, uma vez que negociações podem envolver relacionamentos, e falhas nos processos de negociação podem causar prejuízos a estes relacionamentos e, além, podem interferir com a possibilidade de negociações futuras.
Jogos Sérios possibilitam a simulação de cenários interativos capazes de promover o aprendizado. Existem em espaços delimitados e separados do mundo real que possibilitam a liberdade de riscos, pois as consequências dos atos tomados no universo do jogo não se refletem no mundo real, sendo um fim em si, e podem engajar o jogador no aprendizado, criando uma experiência que proporcione equilíbrio entre a habilidade do jogador e o desafio proporcionado, gerando imersão e, sobretudo, motivação elemento essencial ao aprendizado. Assim, ambientes de aprendizado orientado a jogos de computador podem ser utilizados para fornecer segurança ao aprendizado de negociação.
Abstract
Conflict solution is ubiquitous in several human activities. Negotiation situations are increasingly present in both work and everyday life, and it is essential that negotiators are correctly prepared in order to achieve satisfactory results when negotiating agreements. However, the learning of negotiation concepts demands attention and risk free environments, since negotiating involves relationships, and failures in the negotiation process can harm those relationships and may even jeopardize the possibility of future negotiations.
Serious Games allow the simulation of scenarios that promote interactive learning. Since games exist only in their own universes, separated by space and time from the real world, they create a possible risk free environment, since the consequences the of actions taken inside the game do not interfere with the real world. Also, games can engage the player in learning, creating an experience that provides balance between the player’s skill and the game’s challenge, thus promoting immersion and motivation - which are essential to learning. Thus, game-based learning environments can be used to provide a safe scenario for the learning of negotiation.

Arquivo
Topo