Autores

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Alan de Freitas
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Publicações do PESC

Título
Um Algoritmo Híbrido para a Solução de Problemas de Escala de Motoristas
Linha de pesquisa
Otimização
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
12/9/2011
Resumo
Apresenta-se, nesta tese, uma metodologia híbrida para resolução de Problemas de Escalonamento de Motoristas(PEM).Na literatura, existem muitas contribuições sobre o Problema de Escalonamento de Motoristas(PEM), em geral, modelamos esse problema como um Problema de Particionamento de Conjuntos, que no caso, não podemos resolvê-lo através de Algoritmos exatos, pois, o PPC é um problema NPCompleto. Então, uma forma que muitos autores adotam são algoritmos heurísticos de busca local para resolver problemas com dados reais, mas esses algoritmos podem se perder no grande espaço de solução gerado pela solução inicial.Então, uma proposta feita para esse trabalho é resolver o problema através de geração de colunas, com auxílio de algoritmos heurísticos para acelerar o processo de geração de novas colunas no subproblema pricing, obtendo assim, um número reduzido de colunas, que nos facilita na resolução do problema mestre, que um Problema de Particionamento de Conjuntos(PPC).Para comprovar a eficiência da metodologia em resolver tal problema, repotamos resultados computacionais para dados na literatura, que foram tomados na literatura, e que comprova o método híbrido pode resolver de forma exata Problemas de Escalonamento de Motoristas(PEM) mais rapidamente que utilizando-se apenas métodos exatos ou apenas heurísticas.
Abstract
In this work, we present a hybrid methodology for solving Drivers Scheduling Problems(PEM). In literature, there are many contributions on the Drivers Scheduling Problem(DSP), in general, we model this problem as a partitioning problem Sets, in which case, we can not solve it through exact algorithms, because PPC is an NPcomplete. So one way that many authors adopt are local search heuristic algorithmsto solve problems with real data, but these algorithms can get lost in the large solution space generated by the solution inicial.Então, made a proposal for this work is to solve the problem by column generation with the aid of heuristic algorithms to accelerate the process of generating new columns in the subproblem textit Princing, obtaining thus a reduced number of columns, which facilitates us in solving the master problem, a Partitioning problem Sets (PPC). to prove the efficiency of the methodology to solve this problem, repot computational results for data in the literature that were taken in the literature, and that proves the hybrid method can solve problems accurately Scheduling Drivers (PEM) faster than using only exact methods or just heuristics.

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