Avaliação de Ambientes Virtualizados Através de Um Sistema de Distribuição de Vídeo Sob Demanda
Autores
5049 |
1848,378,135
|
|
5050 |
1848,378,135
|
|
5051 |
1848,378,135
|
Informações:
Publicações do PESC
Ambientes virtualizados tem se tornado a plataforma básica para desenvolvimento de serviços Web nos últimos anos. Esta tendência no projeto e construção de serviços Web decorre em parte das garantias de isolamento fornecidas pelas máquinas virtuais e pelo surgimento de ambientes de computaçãao em nuvem conhecidos como infraestrutura como serviço (em inglês, Infrastructure as a Service - IaaS).
A construção de um serviço de distribuição de vídeo sob demanda (VsD) através da Internet de maneira escalável apresenta uma série de complexidades, o que faz com que os sistemas existentes sejam projetados de forma ad hoc. Uma das forma que têm sido utilizada para construir serviços de VsD escaláveis é através do uso de clusters de computadores, de forma que os clientes passam a receber fluxos de vídeo de um dos nós destes clusters. Neste sentido faz-se necessário o entendimento do sistema computacional sobre o qual executa o serviço de VsD, de maneira a permitir aos projetistas dos mesmos utilizarem de forma mais eficiente os recursos computacionais disponíveis. Uma extensão no projeto utilizando clusters dedicados é o uso de clusters de computadores virtualizados, sejam estes privados ou em um provedor de IaaS como a Amazon. Contudo o acréscimo da virtualização nos sistemas computacionais que suportam o serviço de VsD deve ser levado em consideração no projeto dos mesmos.
Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto que diferentes técnicas de virtualização tem sobre um sistema de distribuição de vídeo sob demanda, para isso são realizados experimentos de como um servidor HTTP que suporta o serviço se comporta quando executado dentro de um ambiente virtualizado. Tendo sido realizada uma analise utilizando três técnicas de virtualização distintas representadas pelos softwares KVM, Xen e OpenVZ.