Autores

4921
427,200,2206
4922
427,200,2206
4923
427,200,2206

Informações:

Publicações do PESC

Título
Estudo de Jogos Combinatórios em Grafos e sua Aplicação em Neurociência
Linha de pesquisa
Inteligência Artificial
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
25/11/2010
Resumo

O jogo Impartial Solitaire Clobber (ISC) é realizado com somente um jogador, e as regras são as seguintes: posicionamos pedras pretas e brancas nos vértices de um grafo. Um movimento consiste em pegar uma pedra e comer uma outra pedra da cor oposta, localizada em um vértice adjacente, ocupando o seu lugar. A pedra comida é então removida do grafo e é substituída pela que efetuou o movimento. O jogador não é obrigado a alternar jogadas com pedras brancas e pretas e o jogo termina quando ele não consegue mais se movimentar, isto é, não é possível comer mais pedras. O objetivo do jogo é o de minimizar o número de pedras que restam no grafo. Esta tese apresenta resultados teóricos do Clobber em Teoria de Grafos e uma análise da aplicação do jogo como substituto ou alternativa aos testes tradicionais de habilidade executiva (Labirinto, WCST, etc), através das medidas de tempo de execução do jogo e do número de acertos.

Abstract

The Impartial Solitaire Clobber (ISC) is a one-player game with the following rules: we assign a black or a white stone for each vertex of a given a graph G = (V,E). A move consists in picking up a stone of any color and clobbering another one of the opposite color located on an adjacent vertex. The clobbered stone is removed from the graph and it is replaced by the picked one. In the ISC, the player is not forced to alternate black and white captures and the game ends when the player is unable to move. The goal is to find a succession of moves that minimizes the number of the remaining stones. This thesis presents theoretical results of Clobber in Graph Theory and an analysis of its application as a substitute or alternative to the traditional neuropsychological tests for executive functions (MAZE, WCST,etc) by measuring the running time and the number of hits in the game.

Topo