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Publicações do PESC

Título
Renderização de Modelos de Pontos usando Multiresolução
Linha de pesquisa
Computação Gráfica
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
26/2/2010
Resumo
Representação digital de superfícies de modelos reais podem ser obtidas por métodos semi-automáticos usando vários dispositivos de registro, como 3D scanners e fotografia 3D. Estes dispositivos são rápidos e precisos, o que resulta emmodelos 3D com resoluções de ordem de magnitude elevada. Muitas aplicações emcomputação gráfica podem se beneficiar desses métodos de aquisição degeometria digital, incluindo: aplicações CAD (Computer-AidedDesign), simulação física, realidadevirtual, imagens médicas, arquitetura, arqueologia, efeitos especiais, animaçãoe jogos eletrônicos.Por outro lado, a quantidade de amostras geradas pela aquisição muitas vezes não pode sertratada por métodos de processamento e visualização existentes, requerendo novas estruturasde dados e algoritmos para tratar estes objetos.Uma abordagem comum para atingir renderização interativa com qualidade é transformar a nuvem de ponto em uma representação por splats, que são discos ou elipses orientadas representando localmente a superfície; porém, outros tipos de operações, como simplificação, são geralmente realizadas na representação por pontos puros.Esta dissertação propõe um algoritmo de simplificação que trabalha diretamentecom splats, suprindo a necessidade de uma conversão posterior após a simplificação da nuvem de pontos.
Abstract
Digital representations of real-world surfaces can now be obtained
automatically using various acquisition devices such as $3D$ scanners and $3D$
photograph. These new fast and accurate data sources increase $3D$ surface
resolution by several orders of magnitude. Many computer graphics applications
can take benefit of this automatic process, including: CAD (Computer-Aided
Design), physical simulation, virtual reality, medical imaging, architecture,
archaeology, special effects, computer animation and video games.

Unfortunately, this geometry produced by these media comes at the price of a
large, possibility gigantic, amount of data which requires new efficient data
structure and algorithms offering scalability for processing such objects.

Aim to interactive and quality visualizations, models produced by these media,
which is point clound, are converted in splat basead representations, which are
oriented disc or ellipses. In this dissertation, we present a
simplification algoritm that works directly with splats, supplying the need of
simplification of pure point representation and a subsequent conversion of this
point cloud simplified in a splat based represetation.
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