Autores

4675
350,230,2074
4676
350,230,2074
4677
350,230,2074

Informações:

Publicações do PESC

Título
Sistematização do Desenvolvimento de Jogos de Simulação para Treinamento
Linha de pesquisa
Engenharia de Software
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
4/5/2004
Resumo

Pesquisas recentes destacam os jogos de simulação como uma poderosa ferramenta de complemento aos métodos convencionais de ensino, que se baseiam em leituras e aulas expositivas. Isto pode ser verificado, especialmente, quando os jogos são aplicados em treinamento adulto, no qual enfatiza-se a experimentação como meio de fixação das teorias aprendidas pelos alunos. Em conseqüência, um mercado promissor de jogos emerge na indústria de treinamento.

No entanto, pouco existe na literatura sobre a organização do projeto de jogos de simulação para treinamento. Alguns dos trabalhos já desenvolvidos na área são específicos e pouco flexíveis.

Este trabalho propõe uma sistematização do desenvolvimento deste gênero de software que une a interatividade dos jogos à acurácia das simulações. A proposta consiste na definição de atividades de projeto e implementação, na descrição de notações de apoio à criação dos artefatos e na especificação de um ferramental de suporte ao desenvolvimento e execução dos jogos. O trabalho é direcionado ao desenvolvimento de um jogo de treinamento em gerência de projetos de software, que se baseia em um modelo de simulação previamente construído.

 

 

Abstract

Use of simulation and games has been affirmed by severa1 researches in adult training literature as an emerging technology that complement the conventional training methods (based on Iectures and readings) in many disciplines.

However, in education technologies literature and in the industry there is a lack of well documented techniques aimed to organize develogment activities of training. On this context we propose a systematization that empathizes se aration of game concems and the reme of different asgects of simulation games. We also specified set of tools and notations that support development activities.

A training game for project managers was modeled as case study using this approach. The game is based on a simuiation model and allows the students to test theirs management skills, like controlling and staffing.

Arquivo
Topo