Autores

4236
230,1884
4237
230,1884

Informações:

Publicações do PESC

Título
Formalização e Verificação de Consistência na Representação de Variabilidades
Linha de pesquisa
Engenharia de Software
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
13/2/2006
Resumo

Em abordagens de reutilização de software, como Engenharia de Domínio e Linha de Produtos, as semelhanças e diferenças existentes entre os sistemas de uma família devem ser identificadas e documentadas, constituindo uma atividade denominada modelagem de variabilidades. Para tanto, conceitos inerentes à modelagem de variabilidade devem ser formalizados e representados de maneira coerente em todos os artefatos envolvidos. Caso contrário, falhas na modelagem podem ocorrer, reduzindo o potencial de reutilização.
Através da formalização dos conceitos de variabilidade por meio de um metamodelo, que dá origem a uma notação mais abrangente para a representação de variabilidade em modelos de características (features), tais falhas de modelagem são minimizadas. O metamodelo proposto viabiliza o desenvolvimento de um sistema de críticas, que verifica a consistência do modelo de características. Além disso, heurísticas são estabelecidas para a propagação de tais variabilidades para o diagrama de classes da UML (Unified Modeling Language). Essa propagação se dá por meio de mapeamento entre o metamodelo de características proposto e o metamodelo da UML.
O trabalho é desenvolvido no contexto do ambiente Odyssey, que visa apoiar a reutilização de software por meio de abordagens complementares, como Engenharia de Domínio e Linha de Produtos e Desenvolvimento Baseado em Componentes. 

Abstract

In software reuse approaches, such as Domain Engineering or Software Product Lines, commonality and variability of a system family should be identified and documented through an activity called Variability Modeling. To achieve this goal, it is necessary to formalize and represent variability concepts in a consistent manner within several software models. Otherwise, there might be modeling failures, decreasing the software reuse potential.
This work proposes the decreasing of these modeling faults by formalizing variability concepts using a meta-model, which originates a notation for variability modeling in feature models. The proposed meta-model allows the development of a criticism system, whose purpose is a consistency checking in feature models. In addition, heuristics to represent variability in class models are established. These heuristics are defined based on relations between the feature meta-model and Unified Modeling Language (UML) class meta-model.
This work is developed within Odyssey SDE, a software development environment whose aim is to construct a reuse infrastructure based on domain models, product lines and component based development.

Arquivo
Topo