Visualização Interativa de Modelos Baseados em Pontos
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Publicações do PESC
Métodos baseados em imagem possuem complexidade proporcional à resolução da imagem e não ao número de primitivas, o que muitas vezes permite renderizar cenas mais eficientemente do que métodos baseados na geometria. Adicionalmente, por causa de sua natureza paralela, esses métodos são altamente adaptáveis para execução na placa gráfica. Por outro lado, durante os últimos anos a área de gráficos baseados em pontos emergiu como um complemento promissor para outros tipos de representação. No entanto, com o aumento contínuo da complexidade da cena é preciso desenvolver soluções para renderizar diretamente grandes nuvens de pontos. Nesta tese propomos algoritmos para renderizar eficientemente modelos de pontos volumosos utilizando técnicas de reconstrução de imagem. O custo de reconstrução é associado apenas à resolução de saída, exceto pela fase de projeção das amostras. O método também é estendido para interpolar conjuntamente outros tipos de primitivas, como linhas e triângulos. Por fim, a estratégia também é eficiente quanto ao uso de memória, já que não requer nenhuma estrutura de dados auxiliar.
Image based methods have proved to efficiently render scenes with a higher efficiency than geometry based approaches, mainly because one of their most important advantages: the bounded complexity by the image resolution, instead of by the number of primitives. Furthermore, due to their parallel and discrete nature, they are highly suitable for GPU implementations. On the other hand, during the last few years point-based graphics has emerged as a promising complement to other representations. However, with the continuous increase of scene complexity, solutions for directly processing and rendering point clouds are in demand. In this thesis, algorithms for efficiently rendering large point models using image reconstruction techniques are proposed. Except for the projection of samples onto screen space, the reconstruction time is bounded only by the screen resolution. The method is also extended to interpolate other primitives, such as lines and triangles. In addition, no extra data-structure is required, making the strategy memory efficient.