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Publicações do PESC

Título
Morte das Pretinhas: Uma Abordagem Sociotécnica da Informatização do Jornal O Globo
Linha de pesquisa
Informática e Sociedade
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
14/8/2008
Resumo

A presença de computadores nas redações jornalísticas é tão comum atualmente que os novos profissionais tendem a naturalizá-la. No entanto, o seu uso como ferramenta de trabalho é uma construção que envolveu escolhas e mudanças. O jornal O Globo foi o primeiro periódico carioca, e um dos primeiros do país, a trocar as máquinas de escrever da redação por computadores. Justamente por ser pioneiro os seus jornalistas tiveram o primeiro contato com a nova tecnologia naquele espaço e naquele tempo.

Situando-se no campo dos Estudos de Ciência e Tecnologia, essa pesquisa verifica primeiro que a forma como ocorreu a adoção da nova tecnologia no jornal O Globo é apenas uma das formas possíveis. É nosso objetivo também deixar claro como as escolhas feitas ao longo do processo constituíram uma metamorfose do jornalista e do seu próprio ambiente de trabalho: a redação.

Utilizaremos a Teoria Ator-Rede visando a uma melhor caracterização da rede que se formou neste processo e das interações que a moldaram. Também reconstituiremos as relações heterogêneas entre atores humanos e não-humanos que conformaram a rede de concepção e adoção do computador na redação d’O Globo.

Abstract

Today it is so usual to find computers in the newspapers’ offices that new professionals are prone to take it as a “natural” presence. However, the use of computers as a working tool is a construction that involved changes and choices. In the 1980s O Globo was the first newspaper in Rio de Janeiro to substitute computers for typewriters in its daily operations, and one of the first Brazilian newspapers to make that move. For that reason O Globo’s journalists had their first professional contact with computer technology at that time and in that space.

First this research project seeks to describe how computer technology was adapted/ adopted in the newspaper environment and show that its final shape is one among a multiplicity of possible forms. Secondly we aim at describing how the choices made along the way constituted a “metamorphosis” of the journalist and her/his working space-time.

We use actor-network theory aiming at a better characterization of the above indicated process and of the interactions that shaped it. We will also reconstitute the heterogeneous relations among human and non-human actors who shaped the conception adoption network (Michel Callon) of the computer used by O Globo’s journalists in the 1980s.

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