O Uso de Virtualização na Construção de Serviços de Streaming Escaláveis
Autores
4144 |
378,135
|
|
4145 |
378,135
|
Informações:
Publicações do PESC
Os últimos anos foram marcados pelo surgimento do modelo de computação orientada por serviços na Web, como simulações virtuais de ambientes 3D e vídeo-sob-demanda. Estes serviços web trouxeram novas demandas de desempenho, distintas
das aplicações tradicionais, como serviços de pesquisa e mapas. Por exemplo, servidores de jogos precisam de tempos de resposta pequenos para que possam apresentar bom desempenho de interatividade, e serviços de transmissão de vídeo requerem garantias de desempenho de tempo-real. Além disso, estes serviços precisam prover garantias de confiabilidade e escalabilidade para seus usuários. Entretanto, as técnicas existentes para a implementação de serviços com desempenho de tempo real são significativamente ineficientes. A tese demonstra através de experimentos em um estudo de caso que usando os mecanismos de virtualização de um servidor é possível construir uma plataforma escalável e confiável, baseada em cluster de computadores, que garanta probabilisticamente o compartilhamento global dos recursos com QoS por muitos serviços de streaming.
Recent years have been marked by the appearance of the model of computing driven byWeb services, such as simulations of virtual 3D environments and video-ondemand. These web services have brought new performance requirements, distinct from traditional applications such as maps and search services. For instance, game servers need good interactive performance and thus low average response times, and streaming media services require real-time performance guarantees. Moreover, these services still need provide guarantees of reliability and scalability to its users. However, the existing techniques for hosting cluster-based scalable real-time web services are significantly inefficient. The thesis demonstrates through experiments in a case study that using mechanisms of a server virtualization you can build a reliable and scalable platform, based on cluster of computers, which assures probabilistically guarantees of global sharing of resources with QoS for many streaming media services.