Modelagem e Deformação de Superfícies Baseadas em Traços
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Publicações do PESC
Este trabalho aborda técnicas de modelagem e edição de malhas triangulares para representação de modelos tridimensionais. Estas incluem técnicas de deformação do espaço usando funções de base radiais (RBFs), e processamento de malhas baseado no operador Laplaciano, realizando comparações entre os métodos através da manipulação à mão livre da malha poligonal.
Apresentamos uma ferramenta para criação e/ou deformação de modelos 3D à mão livre através de traços. O usuário pode explorar diferentes opções de deformação alterando a suavidade continuamente entre C0 e C2, onde a variação da suavidade na deformação do espaço é obtida por meio da mistura de splines poli-harmônicas nas RBFs, sendo possível a comparação visual dos resultados obtidos por transformações realizadas segundo os dois métodos. Deste modo, a criação e deformação de modelos tridimensionais pode ser realizada de forma fácil, rápida e intuitiva. O usuário pode criar um modelo simples a partir de um traço e depois realizar operações de edição tais como a criação de características afiadas e características suaves na superfície do modelo.
This work discusses techniques for approaches modeling and editing triangular meshes for three-dimensional representation of models. We apply two spatial deformation techniques: one using Radial Basis Functions (RBFs) and another based on the discretized Laplacian operator. Comparisons between the approaches are carried out with free hand manipulation of the polygonal mesh.
We present a tool for creation and/or deformation of 3D models based on free hand strokes. The user can explore different deformation options altering the smoothness continuously between C0 and C2. The smoothness variation of the spatial deformation is obtained by blending poly-harmonic splines in the RBFs, allowing a visual comparison of the results using the two approaches. In this way, the creation and deformation of three-dimensional models can be made intuitively, quickly, and easily. The user creates a simple model from a stroke and then carries out edition operations such as the creation of sharp and smooth features on the model’s surface.