METHEXIS: Uma Abordagem de Apoio à Gestão do Conhecimento para Ambientes
Autores
4057 |
10,549
|
|
4058 |
10,549
|
Informações:
Publicações do PESC
Com a evolução da Ciência, houve um aumento expressivo na quantidade de dados coletados, que necessitam ser validados e interpretados, fenômenos a serem estudados e resultados a serem analisados. Como resultado, cada vez mais a Ciência tornou-se dependente da tecnologia, e atualmente, é praticamente impossível desassociar as práticas científicas da tecnologia. Com isto nasceu a Ciência Eletrônica (“eScience”). Tendo em vista que o cenário de eCiência é rico em conhecimento, melhor gerenciá-lo tornou-se uma condição determinante para o País, para toda a comunidade científica e para a humanidade. E neste ponto é que se encaixa este trabalho que provê soluções para apoiar a Gestão do Conhecimento em ambientes de eCiência, principalmente no que se refere à identificação, mapeamento e mensuração de competências científicas; mapeamento e análise de redes sociais científicas; gestão do conhecimento pessoal; apoio à aquisição do conhecimento; disseminação proativa de conhecimento; reuso de processos científicos e ontologias; e interoperabilidade semântica. Para a avaliação deste trabalho foi realizada a comparação com propostas similares, a análise dos processos de Gestão do Conhecimento que este apóia, além de estudos de casos.
The evolution of Science caused an expressive increase in the amount of collected data, which needs to be validated and analyzed, phenomena to be studied and results to be evaluated. As a consequence, Science became more and more dependent on technology, and, nowadays, it is almost impossible to disassociate scientific practices and technology. This phenomenon is known as Electronic Science ("eScience"). As this eScience scenario is rich in knowledge, managing it in a better way has become an important problem for a Nation, the scientific community and the humanity. Based in these conditions, this work proposes to provide solutions to support the Knowledge Management in eScience Environments, mainly in issues of identification, mapping and quantification of scientific competences; mapping and analysis of scientific social networks; personal knowledge management; knowledge acquisition; proactive knowledge dissemination; reuse of scientific processes and ontologies; and semantic interoperability. For the evaluation of this work, a comparison was made with similar proposals, we conduct an analysis of the Knowledge Management Processes it supports, and we conducted some case studies and evaluated their results.