Escola Faz Tecnologia, Tecnologia Faz Escola
Autores
4055 |
10,383,1560
|
|
4056 |
10,383,1560
|
|
5995 |
10,383,1560
|
Informações:
Publicações do PESC
Esta pesquisa buscou verificar que impactos ocorrem em escolas de educação básica como resultado da participação de seus gestores em curso de formação realizado em modalidade a distância e com suporte de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Em particular, procurou-se identificar se a prática em exercícios de autoria coletiva realizados durante o curso pode contribuir para que proponham mudanças no fazer escolar. Buscamos verificar se essa vivência pode contribuir para fazer das escolas em que trabalham esses gestores entidades que investem tempo e esforços na produção de fatos e artefatos, registrando e divulgando o que fazem e usando esses produtos para interagir com terceiros.
A tecnologia computacional ligada em rede tem papel fundamental neste estudo: a participação deste actante traz um desafio em forma de inovação na medida em que retira do educador seu status provedor único de saber, ente pronto e acabado (viabilizando e) convidando-o a práticas diversas daquelas que realizava até então.
This research looked for impacts at K-12 schools as a result of their managers' participation in course accomplished in distance learning with support of Technologies of Information and Communication, mainly computers and Internet.
We have tried to identify if the practice in exercises of collective authorship accomplished during the course can contributes to let them propose changes in the school doing. We have examined if the managers' authorship experience contributes to make their schools entities that invest time and efforts in the production of facts and artifacts, registering and publishing what they do and using those artifacts to interact with others.
Computer in network has fundamental role in this study: the participation of this actant poses a challenge in the form of innovation, as it adds new roles to the educators beyond the knowledge supplier function. In place of staying as a ready and finished entity, Educators are invited by technology (which makes it possible) to several new practices he did not use to.